quarta-feira, 9 de março de 2016

Quinta do Tedo Grande Reserva Savedra 2009 Tinto

QUINTA DO TEDO GRANDE RESERVA SAVEDRA 2009 TINTO | DOURO | 14% | PVP  30€
VINHAS VELHAS, TOURIGA NACIONAL, TOURIGA FRANCA
QUINTA DO TEDO - VINCENT BOUCHARD
91 / 100

Produtor do qual não é usual beber muitos vinhos, talvez por ser um produtor muito virado para o mercado externo, mas, de facto, sempre que o faço, dou de caras com vinhos de elevada qualidade. Este Grande Reserva é produzido, na sua maior parte, a partir de vinha velha, com cerca de 60 anos de idade, e com uma pequena parte de Touriga Nacional e de Touriga Franca. Vinho para abrir com tempo e para beber com tempo. Em boa companhia e com comida para ir calçando o estômago. Apesar de ser já do ano 2009, mostra ainda muita juventude, muito raçudo e cheio de vida. Agora sei que poderia ter esperado mais uns anos e tiraria muito mais dele.
Cor rubi concentrada, escura e fechada. Completamente opaco. No nariz, intenso e fresco, predominam as notas da fruta vermelha e preta bem madura, amora silvestre, ameixa preta e cereja preta. O estagio em madeira continua bem presente. Notas de pimentas, pimenta preta, alguma folha de tabaco, fumados, com boa frescura envolvente.
Na boca mostra-se corpulento, cheio de força, com toque untuoso, macio, cheio de fruta preta bem fresca, especiaria fina, ainda a barrica, bem ligada, mas ainda bem presente, num final longo e persistente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails