terça-feira, 19 de abril de 2016

Restaurante Casa de Chá da Boa Nova - Leça da Palmeira

A pouco mais de 1,2 metros e distância do mar, edificado em cima de rochedos e desafiando os cânones arquitectónicos do tempo da sua construção, a Casa de Chá da Boa Nova marca o inicio de carreira de Siza Vieira, então discípulo de Fernando Távora, que levaria como sua responsabilidade este magnifico projecto entre os anos de 1958 e 1963.

Apesar de ter estado alguns anos votado ao abandono, a Câmara de Matosinhos, novamente sob orientação de Siza Vieira, efectuou obras profundas de recuperação seguindo um plano que não pouparia esforços para que o edifício original voltasse a ser uma realidade. Em 2011, já totalmente recuperado. é classificado como Monumento Nacional sendo prova do excelente trabalho efectuado.


Alguns anos mais tarde, corria o ano de 2014, entra na História o Chef Rui Paula. Este tornava-se então o maior desafio da sua carreira com a abertura como Restaurante Casa de Chá da Boa Nova. Um restaurante que devido à sua localização, e embora não esquecendo também os produtos da Terra, aposta numa ligação directa ao Mar e ao trazer desse Mar para a mesa para a concepção dos seus menus de degustação. Esse mar que quando a maré enche fica também ali ao nossa lado a fazer boa companhia.

Neste dia, tive o prazer de degustar o Menu Atlântico, onde o Mar reina em todo o seu esplendor e frescura; e o Menu do Mar e da Terra, no qual somos levados por um caminho harmonioso entre os produtos frescos do mar e os sabores mais quentes e de conforto da Terra. Prepare-se o leitor pois a viagem é longa e saborosa.

Ainda antes de ocupar o lugar à mesa, momento para descontrair e beber um Porto Tónico e uns snacks. Nada de amendoins ou fava frita. Um sumptuoso mix de pequenas iguarias marcou, desde logo, o inicio da experiência. O Cone de Truta Com Creme Fraîche, o Bacalhau À Espiritual, o Ceviche de Carabineiro, o Lolipop de Salmão, o Macarron de Choco e Feijoada e o Mexilhão em Molho de Marinheiro e Folha de Ostra falavam de frescura, de mar, de leveza e de intensidade.

O inicio de refeição teve lugar com a Saudação do Chef. Polvo Na Rocha Salada de Polvo Como Sempre Se Fez. No ponto. A fazer recordar sabores passados principalmente na salada e a Ostra. Ali tão simples e tão fresca.

Depois, foi um desfilar de aromas, sabores, texturas, surpresas e vivências vindos de cada um dos Menus que impressionaram não só pelo impacto visual, mas também pela sua concepção e prazer que proporcionaram.


MENU ATLÂNTICO   

 Menu Atlântico | Calçada Portuguesa (Vieira e Aipo) / Calçada Portuguesa (Scallop and Celery)

Menu Atlântico | Carabineiro (Três Texturas de Ervilha e Ovo) / Scarlet Shrimp (Three Textures of Peas and Egg)


 Menu Atlântico | Robalo No Seu Habitat (Bivalves, Algas e Salsafi) / Seabass In Its Habitat (Bivalves, Algae and Salsafi)

 Menu Atlântico | Pescada de Anzol (Plâncton e Perceves) / Single Hook Hake (Plakton and Barnacles)

 Menu Atlântico | O Bacalhau (Bochecha, Língua e Feijoada de Samos) / Codfish (Cheek, Tongue and "Samos Feijoada")

 Menu Atlântico | Arroz de Lula (Arroz Tufado e Molho Bordalês) / Squid's Rice (Crispy Rice and Bordalaise Sauce)

Menu Atlântico | Pré-Sobremesa: Origem (Laranja Sanguínea, Framboesa e Explosão de Maçã)

Menu Atlântico | Os Cítricos e o Ivoire / Citrus And Ivoire


MENU DO MAR E DA TERRA

Menu do Mar e da Terra |  Enguia (Beterraba, Tutano e Pata Negra) / Eel (Beetroot, Marrow and Pata Negra)

 Menu do Mar e da Terra |  Lagostim (Porco, Ostra e Maçã) / Crawfish (Porc, Oyster and Apple)

 Menu do Mar e da Terra |  Caril do Mar (Carabineiro, Vieira e Mexilhão) / Sea Curry (Scarlet Shrimp, Scallop and Mussel)

 Menu do Mar e da Terra |  Caldeirada (Peixe da Nossa Costa, Lula e Petinga) / Caldeirada (Fish From Our Coast, Squid and Petinga)

 Menu do Mar e da Terra |  Entre Costela de Wagyu (Cantarelo, Amaranto e Couve-Flor) / Wagyu Cutlet (Chantarellus, Amaranth and Cauliflower)

 Menu do Mar e da Terra |  Feijoada à Transmontana (Feijão, Enchido e Legumes) / Portuguese Traditional Stew (Beans, Sausages and Vegetables)

 Menu do Mar e da Terra |  Pré-Sobremesa: Da Terra (Cenoura, e Batata Doce)

Menu do Mar e da Terra |  Espargos, Beterraba e Romã / Asparragus, Beetroot and Pomegranate

Ainda tempo, em ambos os Menus, para uma pausa à cozinha que todos os clientes fazem e que até chegar a nossa vez ficamos na curiosidade (pronto... estraguei a surpresa) e depois para uma Tábua de Queijos Nacionais onde figuram todos aqueles bem nossos conhecidos.

Os vinhos, uma selecção criteriosa do sommelier residente, que conseguiu fazer ligações vinho-comida perfeitas após ir calibrando também a escolha dos mesmos consoante o decorrer da refeição e o conhecimento mais próximo dos nossos próprios gostos. Nada a apontar!

Uma experiência com nota máxima. Sem dúvida um novo projecto cheio de força, onde a ambição de colocar a Boa Nova na rota das Estrelas vai funcionar como impulsionador do Restaurante para os mais altos voos. A melhor experiência gastronómica do ano até ao momento!
_____________________________________________
RESTAURANTE CASA DE CHÁ DA BOA NOVA
Tipo de Cozinha: Autor
Copos de Vinhos Adequados: Sim
Estacionamento: Fácil / Privado
Preço Médio de Refeição: 120€ (sem bebidas)

Morada: Rua da Boa Nova (Junto ao Farol), 4450-705 LEÇA DA PALMEIRA 
Telefone: +351 229 940 066

Sem comentários:

Enviar um comentário