quarta-feira, 18 de maio de 2016

5.º Festival do Vinho do Douro Superior Anima Foz Côa entre 20 e 22 de Maio


No Douro Superior têm origem algumas das mais prestigiadas marcas de vinho do Douro. É para o celebrar que, de 20 a 22 de Maio, Vila Nova de Foz Côa recebe pelo quinto ano consecutivo o Festival do Vinho do Douro Superior. 
Organizado pelo Município de Foz Côa e produzido pela Revista de Vinhos, este é um evento que em muito tem contribuído para afirmar a cidade como “Capital do Douro Superior” e divulgar esta sub-região como terra de dinamismo e qualidade.

O certame é de entrada livre e nele comporta os stands de cerca de mais de 70 produtores de vinho que vão marcar presença no ExpoCôa - Pavilhão de Exposições e Feiras, dando a provar os seus vinhos aos visitantes. Os stands de sabores e as “tasquinhas” serão também cartão de visita do festival e, tanto no vinho como na comida, a maior parte dos produtos em exposição estarão à venda no local. Serão centenas as iguarias a representar não só a cidade de Vila Nova de Foz Côa, mas também os concelhos circundantes de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

O programa, agora fechado, começará com o colóquio para profissionais do sector do vinho, subordinado ao tema ‘Douro Superior: Fronteiras da Liberdade’ que, apresentado e moderado pelo crítico Luís Antunes, da Revista de Vinhos, contará com grandes nomes do vinho, da gastronomia e do jornalismo português, como Mateus Nicolau de Almeida, Luís Sottomayor e Mário Zambujal, entre outros.

As habituais provas comentadas serão três apresentando, no primeiro e no último dia, os grandes brancos e tintos do Douro Superior pelas mãos dos jornalistas e críticos de vinhos, da Revista produtora do evento, João Paulo Martins e Fernando Melo, respectivamente. No segundo dia, o Instituto do Vinho do Douro e Porto coordenará a prova estreante ‘Vinhos do Porto em harmonização com chocolates’. Não faltará, também neste dia, o Concurso de Vinhos do Douro Superior, igualmente na sua quinta edição, com anúncio dos resultados marcado para o último dia, às 17h00. De seguida serão conhecidos os vencedores do 1.º Concurso de Azeites Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro (CAVTAD), uma iniciativa que se estreia este ano.

Muitas mais serão as “atracções” do Festival, com muita animação de rua e um concerto de música ao vivo com Jorge Palme & Sérgio Godinho (juntos), que se juntarão à cidade para tornar a visita ao Festival do Vinho do Douro Superior num momento único. [in Press Release]
_____________________________________________________
FESTIVAL DO VINHO DO DOURO SUPERIOR 2016
20 A 22 DE MAIO
ExpoCôa - Pavilhão de Exposições e Feiras de Vila Nova de Foz Côa
Morada: EN 222, 5250 Vila Nova de Foz Côa
GPS: Lat. 14º 4´ 23.38" N | Long. 7º 8´ 56.16" W
Horários: Sexta-feira, das 17h00 às 23h00
                Sábado, das 14h00 às 22h00
                Domingo, das 14h00 às 20h00
Preço: Entrada livre
Copo de Prova: 2€

Sem comentários:

Enviar um comentário