domingo, 31 de julho de 2016

É Touro Lindo!!!!! Um Evento a Repetir Se Faz Favor

Pavia (Mora) foi ontem palco de excelência para a interpretação do Touro Barrosão com a apresentação das várias peças resultantes do desmanche à portuguesa da carcaça de um touro barrosão com 10 anos de idade num almoço único preparado por sete Chefs.

Joaquim Arnaud, produtor de Mora, e Pedro Gomes, autor do Blog Gastrossexual, levaram a cabo a difícil e desafiante tarefa de juntar em Pavia (Mora) sete chefes consagrados para interpretar um touro de raça barrosão. Uma iniciativa que claramente trouxe valor para a gastronomia da região e para as  potencialidades turísticas que Mora encerra.

Na preparação do almoço estiveram envolvidos os Chefs  Cyril Devilliers, Chefe executivo do Hotel The Oitavos; João Oliveira, Chefe executivo do restaurante Volver de Carne y Alma; José Besteiro (Joe Best), Cozinheiro, consultor, formador, proprietário da empresa Um Chef em sua Casa; Miguel Paulino, Chefe executivo no Sheraton Lisboa; Nuno Diniz, professor na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, actualmente Chefe executivo do Restaurante Tágide; Pedro Mendes, Chefe executivo no Restaurante Maria Pia e anteriormente Chefe executivo do Marmoris Hotel&Spa; e Pedro Sommer, Chef e proprietário da empresa Sommer Cook, professor na Escola de Hotelaria do Estoril. 

O visionamento do desmanche (via video), fez parte do evento, dando no final  aos participantes a oportunidade de melhor conhecerem a localização das diversas peças consumidas e, a partir dela, as qualidades - tenrura, sabor - que podem esperar de cada uma.
Uma refeição a todos os níveis memorável, que contribuiu para a divulgação e aprofundamento do conhecimento da carne de Touro, fornecendo informação que irá permitir aos participantes/consumidores um maior sentido de exigência e uma melhor capacidade de escolha dos vários produtos de carne bovina.

Para além disso, a convivência entre participantes, Chefs convidados, Chefs participantes, produtores de vinho da região e produtores de outros produtos da região fizeram deste encontro à volta do Touro um grande momento informal com Pavia como pano de fundo. Sem dúvida a repetir!

E o pitéu? Do repasto fizeram parte, por exemplo, língua écarlatte, tutano no forno, aba com osso grelhada, com vimes e feno,  bifes do lombo, rabadilha e alcatra na brasa, um mix de hamburgueres, onglet/lombinho e a bavette salteados com vinho tinto e chalotas, costeletas no espeto, rabo de topuro guisado, coração grelhado e, como estas coisas não se conseguem descrever todas em palavras, fica a reportagem fotográfica aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário