segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Reguengos Garrafeira dos Sócios 2011 Tinto

REGUENGOS GARRAFEIRA DOS SÓCIOS 2011 TINTO | ALENTEJO | 14,5% | PVP  15,90€
ALICANTE BOUSCHET, TRINCADEIRA, TOURIGA NACIONAL
CARMIM
90 / 100

Os anos passaram até que voltasse a este vinho que me habituei a ver como um clássico alentejano. O último havia sido o da colheita de 2004 ainda com Castelão e Aragonês. Hoje só a Trincadeira ficou.
O Garrafeira dos Sócios nasceu em 1982 ano em que foi produzido o vinho que cerca de 3 anos mais tarde viria a dar origem ao primeiro Garrafeira do Alentejo. O principal objectivo de então seria poder oferecer aos associados da CARMIM um vinho que representasse o melhor de cada campanha. No entanto, logo no lançamento, foi comercializada uma pequena parte das garrafas produzidas. E ainda bem.
Cor rubi, média concentração e aspecto limpo. No nariz sobressaem os frutos pretos bem maduros, bem acompanhados por notas especiadas, algum chocolate, caixa de tabaco e com algum coco e baunilha em fundo. Mostra-se já com alguma evolução.
Boca corpulenta, que enche o palato, robusto e confirmando algumas características já notadas na parte aromática. Fruta madura, especiarias,algum cacau, coco ralado e baunilha, num conjunto equilibrado e com boa frescura e acidez. Termina longo e a dizer presente. Foi bom voltar.

1 comentário:

  1. Provei o 2004, memorável. Nunca mais o encontrei. Procurá-lo-ei novamente nesta safra 2011. Saúde!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails