terça-feira, 6 de setembro de 2016

Restaurante Il Matriciano Al Mare - Lisboa

Quero um restaurante destes só para mim. Ao passar porta a dentro deparei-me com uma sala que, de facto, apetece sentar e ficar. A luz, as cores, a simplicidade com que somos recebidos pelo espaço é relaxante e acolhedor. Tal como o mar. Que só de ficar a contemplar nos cerca com uma sensação de paz e quietude que nos completa e nos sabe bem.


O Il Matriciano Al Mare, o novo Ristorante de Alessandro Lagana, abriu recentemente a dois passos do Il Matriciano original, aliás, basta fazer a curva da rua de São Bento e já lá  estamos. Duas salinhas pequenas, que chamam também à privacidade de uma refeição que se deseja mais sossegada.

O serviço é atento e recheado de simpatia com sotaque italiano. Não nos sentimos abandonados, não nos sentimos observados. É a dose certa. Tal como no irmão mais velho é a falar italiano que nos entendemos e são estes pequenos-grandes pormenores que nos cativam e nos prendem a cada minuto.
No prato, voltamos a fugir às pizzas e às lasanhas e afins com que somos bombardeados noutros locais. Primazia ao peixe, às massas, aos sabores da cozinha tradicional italiana. 

A refeição inicia-se com um pequeno Amouse Bousche surpresa. Barriga de Atum Em Cama de Salada de Aipo, Rúcula e Cenoura. Funciona pela frescura e leveza, mas também pela simplicidade do mesmo.

Os aromas a terra chegam logo de seguida. Com o Carpaccio de Robalo e Trufa  A simplicidade e frescura do pratoé esta. Sem invenções. Temos o que queremos sem máscaras.

Ainda como Antipasti tempo para a Bôla de Curgete e Gambas. Mais complexidade, mais untuosidade e mar. Novamente voltamos ao terra/mar com bastante sucesso.

Como Primi Piatti um robusto prato de Massa Cortada de Cecco com Marisco. Brutal. Ligeiramente picante, massa al dente, numa combinação que arrebata os sentidos. Um dos meus preferidos.

O Trofie de Robalo e Limão veio para surpreender na conjugação de sabores e para limpar o palato dos sabores mais fortes do prato anterior. Mais uma vez sem grandes tretas. Três /quatro produtos de qualidade.

Como Secondi Piatti mais um prato de sabores fortes , complexos e, talvez por isso mesmo, a ser mais um para a minha lista de preferidos. O Peixe Espada à Siciliana é uma daqueles para puxar do cibo de pão e atacar.

Na sobremesa não há volta a dar. Volto  a reforçar a ideia que tenho de estar perante um dos melhores Tiramisú que se pode comer em solo nacional. Recorri das boas memórias que tenho da porta ao lado e teve mesmo que ser.
Ver mais fotos aqui.
________________________________________
RESTAURANTE IL MATRICIANO AL MARE
Tipo de Cozinha: Italiana
Copos de Vinho Adequados: Sim
Estacionamento: Fácil à Noite
Preço Médio Refeição:  25€ 

Morada: Rua de São Bento, Nº 99 LISBOA
Telefone: + 351 935 803867
E-Mail: info@bebel.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário