quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Os "Sabores do Mar" do Salpoente no Jantar Temático do Encontro Com Vinhos e Sabores da Bairrada

O Restaurante Salpoente. localizado no Cais de São Roque em Aveiro, apresentou neste último Encontro Com Vinhos e Sabores Bairrada 2016, os sabores o mar que a Bairrada também tem. À ementa preparada pelo Chef Duarte Eira juntaram-se os vinhos da Bairrada, em harmonizações cuidadas, mostrando também a versatilidade destes quando em casamento com sabores mais delicados ou mais complexos trazidos pelo mar.

Os espumantes Aplauso Reserva 2009 branco e o São Domingos Cuvée 2012 Branco, respectivamente, abriram e fecharam a contenda. O branco Quinta dos Abibes Sublime 2012 e o tinto Quinta do Ortigão 4 Dezasseis 2011 tomaram conta dos pratos principais.

As Boas-Vindas do Chefe foram servidas com o espumante  Aplauso Reserva 2009 Branco. Uma variada selecção de finger food à base de peixe começou por positivamente surpreender quem esteve presente. Para além da variedade, a qualidade fê-la passar com distinção pelo palato mais critico dos presentes.  O espumante, leve, fresco e com boa secura fez a companhia de eleição. Permitindo uma dança de sabores sem nunca se sobrepor à comida, nem esta ao espumante. 

De seguida, como primeiro momento de entrada, o Tártaro de Atum e Alma de Caviar chegou à mesa. Repetiria esta entrada, sem piscar, pela noite fora. Excelente. E assim foi também a ligação com o Quinta dos Abibes Sublime 2012 branco. Uma ligação também ela muito feliz.
O segundo momento na entrada foi feito com uma interpretação da caldeirada. A Nossa Caldeira de Bacalhau chegou num copo, a mostrar duas camadas distintas e com duas texturas também ela diferentes. Continuámos com o mesmo vinho e a ligação aos sabores mais intensos do bacalhau mereceu o meu "aplauso".

Como prato principal todos esperávamos o Bacalhau. Esperávamos algo tradicional, ou talvez nem por isso. Neste momento já esperávamos tudo. Foi servido primeiro o vinho. O Quinta do Ortigão 4 Dezzaseis 2011. Um tinto, cheio de sentimento e paixão, com uma história para contar, de dor e de homenagem.Um grande tinto, com uma acidez e frescura vivaz que haveria de ser a parelha certa para o prato de bacalhau.

O Fiel Amigo Marinado em Vinho Tinto da Bairrada revelou um prato diferente, pleno de técnica, mas com todo o sabor do nosso fiel amigo. Primeiro estranhou-se e depois devorou-se até nada sobrar.

Para final de festa O Chocolate e a Laranja. Uma ligação tantas vezes já feita, tanta vezes já explorada e que aqui apareceu sob várias formas. Um esfera de chocolate três texturas com uma redução de laranja no centro, o sorbet e os gomos da fruta com leves pinceladas de chocolate. Nem sei que momento deste prato eleger.
O espumante São Domingos Cuvée 2012 fez a maridagem. Traço mais citrino a convencer e na ligação ao chocolate também se mostrou capaz.
Este foi um jantar que mostrou todo o potencial do peixe e dos vinhos desta região, ao mesmo tempo que mostrou a qualidade que cada vez mais os jantares temáticos do Encontro Com Vinho e Sabores oferecem. É possivel um serviço de excelência quando se serve uma sala com mais de 50 pessoas? Sim é. Parabéns ao Restaurante Salpoente e à organização do Encontro Com Vinhos e Sabores Bairrada 2016.
Ver mais fotografias aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails