sábado, 19 de novembro de 2016

Kopke Porto Colheita 1966 | Grande Prémio Escolha da Imprensa 2016

KOPKE PORTO COLHEITA 1966 | PORTO | 20% | PVP  240€
SYRAH, TOURIGA NACIONAL, TOURIGA FRANCA, ARAGONÊS
SOGEVINUS FINE WINES
19

O vencedor do Grande Prémio, na categoria de Licorosos, no Concurso Escolha da Imprensa deste ano vem é um Porto Colheita. Cada vez mais o meu tipo de Porto preferido. Produzidos apenas a partir de uma colheita, tal como os Vintage ou o LBV, mas com o estágio em madeira que o leva para mais próximo dos Tawny e me agradam de sobre maneira.
Este fica-me na memória. Não só porque é mais um colheita da Kopke e da Sogevinus que mostra todo o potencial deste tipo de Porto, como também porque 1966 foi ano de coisas boas para a selecção nacional de futebol, um ano para a memória. Este é sem dúvida um ano para recordar.
Cor âmbar definida, escura, com nuances de tijolo e algumas tonalidades azeitona. No nariz os frutos secos marcam os sentidos, bem ladeados pelas notas de alguma fruta passa, fumados finos, elegante, pleno de frescura e complexidade. Boca com volume, toque de seda, voluptuoso, ligeira untuosidade, expressivo e denso. Cheio de elegância e equilíbrio, onde as frutas seca, a ameixa e o figo seco se mostram prontos a dar prazer.
Daqueles vinhos que não se esquecem tão cedo.
  .

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails