terça-feira, 13 de dezembro de 2016

A Ementa de Outono/Inverno do Restaurante La Parisienne

A ementa para os dias mais frios do ano acaba de ser apresentada no Restaurante La Parisienne do Chef Xavier Charrier. Pratos onde a cozinha francesa continua a ser marca registada, mas nos quais é possível verificar uma saudável abordagem a ingredientes e sabores bem portugueses.
Um ementa quente, reconfortante, com aqueles sabores e texturas que nos fazem lembrar como é bom estar à mesa num dia de frio e chuva. 
Os vinhos e a ligação dos mesmos a cada prato esteve do lado da House Of Wines na pessoa do Tomás Caldeira Cabral. Vinho e Comida lado a lado, num diálogo alegre e com harmonizações de sucesso.

Carpaccio de Robalo com Maracujá, Lima e Azeite de Sésamo. Com o São João Espumante Bruto 2013 Rosé como companhia.

Sopa de Peixe Caseira com Quiejo Emmental, Croutons e o molho Rouille (Maionese, Caril, Tomate, Sal, Pimenta, Açafrão e Alho). Um verdadeiro prato de Inverno. De ficar por aqui a noite toda. O Espumante do prato anterior fez também aqui o casamento ao vinho.

Ovo "Meurette". O tradicional ovo escalfado em vinho tinto e que aqui teve como par um vinho branco. O Quinta da Ponte Pedrinha de 2015.

De seguida, A Cavala à Niçoise. A Cavala sobre uma paniche crocante de grão e funcho e em cama de chutney de tomate, gengibre e aniz.  A ligação com um vinho branco já com alguma idade, um Lua Cheia em Vinhas Velhas Reserva 2011, revelou-se vencedora.

Com o prato de carne mais um para ficar na lista de a repetir. As Bochechas de Porco com Batata Doce e Queijo Azul. E o pãozinho para aquele molho delicioso. Confort Food!

O tinto Pegos Claros Reserva de 2013 fez a maridagem à altura.

À sobremesa a Pêra Caçada no Vinho do Porto e Gelado de Baunilha. Uma boa versão da conhecida Pêra Bebeda, aqui com o gelado de baunilha com a natural ligação a um Porto 10 anos.

Para terminar, o Café Gourmand Caseiro. Uma bela tríade composta por um conjunto de mignardises e aconchegadas com a Aguardente Vínica Velhíssima de 1996 das Caves de São João.

Por último, apenas referir que todas as flores comestíveis utilizadas são da MicroGreens. Um jovem empresário que se atirou de cabeça para esta área após conclusão do projecto na Universidade.
_________________________________________
LA PARISIENNE BISTRO FRANÇAIS
Largo Rafael Bordalo Pinheiro 18,
Lisboa
Tel: 964 203 947
Aberto todos os dias da semana
Horário:
12:00 | 15:30 e 19:00| 00:00
Preço médio refeição:  25€ com copo de vinho

Sem comentários:

Enviar um comentário