segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

As Cores, Aromas e Sabores do Monte da Ravasqueira

O Monte da Ravasqueira, conhecido produtor de vinhos da região do Alentejo, está localizado no concelho de Arraiolos e está ligado à família José de Mello há várias gerações. Apesar de nem sempre o vinho ter sido o main core desta casa, o facto é que as suas excelentes e particulares condições geológicas e climáticas os impeliram a fazer uma aposta forte em plantação de vinha e num forte investimento em equipamento enológicos diversos, assim como, na própria adega.

Assumindo, claramente, como objectivo principal a produção de vinhos de qualidade distinta, o facto é que não se limita apenas a esta vertente. O enoturismo começa também aos poucos a criar estrutura e tem já disponibilidade de 12 quartos, restaurante e loja na sua propriedade. Aposta na tipicidade da construção, da decoração e de todo um ambiente que pretende ser o mais fiel possível do Alentejo das nossas memórias.

Os quartos estão repletos de pequenas preciosidades. O termo acompanhante aplica-se a cada canto, a cada objecto e a cada pormenor.  O restaurante faz com que se perca tempo a desfrutar cada momento e depois cada sabor de forma autêntica. Sentimos que estamos no sitio certo para uma estadia reconfortante, daquelas que recarregam energias, daquelas que nos ficam na memória.

Lá fora, outra motivo capta a nossa atenção. O Monte da Ravasqueira também são as vinhas que circundam e se avistam do casario. É toda uma biodiversidade que permite actividades ligadas à cortiça, ao azeite, ao mel, à criação de gado bovino e à engorda de porco preto alentejano.

Sentimo-nos abraçados pelo que nos rodeia. Apesar das cores de Outono, a vida na  vinha continua, aqui até mais tarde. Estamos num alentejo diferente. Não me canso de dizer e pensar nisto. O alentejo plano não mora aqui. O alentejo com falta de água não mora aqui. Muita água, barragens, floresta e solo argilo-calcário e algum granito.

A adega, inspirada nas de Napa Valley, Califórnia, está dotada da mais avançada tecnologia. É totalmente gerida através de um programa informático desenvolvido no Monte da Ravasqueira. Dispõe também de sala de reuniões, sala de provas e a sala das barricas.  

Ainda como atracção, senão a mais valiosa de todas ou, pelo menos, a mais singular, o Museu Particular de Arreios e Atrelagens. Uma colecção única, também ela uma forma de relembrar e homenagear a conquista, em 1996, do Campeonato Mundo de Atrelagem, prova que foi ganha por Félix Brasseur, com o Falcão, o Fogoso, o Favorito e o Fraque, cavalos Puro-Sangue Lusitano da coudelaria que existiu, durante largos anos, no Monte da Ravasqueira.

Sem dúvida uma colecção impressionante, que devia ser mais conhecida e valorizada.
O enoturismo do Monte da Ravasqueira representa não apenas um projecto forte nesta área, mas já uma certeza que  tendo vindo a crescer com passos seguros e firme, com uma diversidade de actividades e de abrangência variada. Ver mais fotografias aqui..

___________________________________________
MONTE DA RAVASQUEIRA
ENOTURISMO
Monte da Ravasqueira 7040-121 ARRAIOLOS
Telefone: (+351) 266 490 200
Mail: ravasqueira@ravasqueira.com
Na Net: http://www.ravasqueira.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails