terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Novidades de Luxo do Monte da Ravasqueira no Feitoria do Chef João Rodrigues

O produtor alentejano Monte da Ravasqueira apresentou recentemente as suas mais recentes novidades do seu portefólio de vinhos no Restaurante Feitoria do Chef João Rodrigues que também havia visto renovada a sua Estrela Michelin à pouco tempo.
Sem dúvida, dois lançamentos muito especiais com dois importantes tributos. O Ravasqueira Espumante Grande Reserva Brut Nature 2012, uma homenagem ao tapete de Arraiolos; e o  MR Premium Touriga Nacional 2012, uma homenagem aos cavalos Lusitanos do Monte da Ravasqueira que foram campeões do mundo de atrelagem, há 20 anos, na Bélgica.
Fechar o ano com chave de ouro.

Os vinhos foram apresentados à mesa, numa primeira fase ainda sem o prato, e depois em casamento com a comida que o Chef João Rodrigues idealizou para cada vinho. Momentos distintos, mas que mostraram não só o imenso prazer que se retira dos vinhos a solo, como o potencial que cada um tem na ligação à comida.

Sentados à mesa, fez-se uma espécie de silêncio para aquele que é já um dos momentos marca de João Rodrigues. A preparação do Carabineiro do Algarve que faria a primeira ligação com o Ravasqueira Espumante Grande Reserva Brut Nature 2012. Simplicidade pura. O lombo do carabineiro é servido. E depois regado com os sucos das cabeças dos mesmos grelhadas prensadas pelo próprio Chef  em plena sala.

Um carabineiro suculento, com todas as notas de ter sido grelhado, mas sem nunca ter passado pela grelha. A ligação ao espumante parte mesmo por estas notas, na conjugação com o fermento, as notas de brioche e dos leves tostados de torrada, com muita elegância e acidez limpa.

O Robalo Com Gamba Rosa, Courgette e Aveludado de Abóbora continuou a ligação ao espumante. Mais um prato onde a simplicidade é notória. Elegância de sabores em ligação à elegância do Espumante,

RAVASQUEIRA GRANDE RESERVA BRUT NATURE 2012 BRANCO | ALENTEJO | 11,5% | PVP 45€
ALFROCHEIRO
SOCIEDADE AGRÍCOLA D. DINIZ, SA
17
Cor adamado, cobre claro, com bolha de aspecto muito fino e persistente. Delicado e complexo no nariz, com muitas notas de fermento, brioche, tostado de torrada, finess e leveza. Na boca temos a esperada mousse cremosa, acompanhada por uma acidez estaladiça, e com um final sequinho, longo.

De seguida, lugar à touriga nacional do Monte da Ravasqueira na gama Premium. Uma marca na história do produtor que prefazem agora 20 anos. O estágio de 24 meses em barrica e os dois anos adicionais a descansar em garrafa mostram um vinho cheio de garra, singularidade, elegância e muitos e bons anos pela frente.

A harmonia à mesa fez-se com o Lombo de Novilho, Puré Trufado e Cogumelos Silvestres e Espargos. Ligação sem mácula. E estavam lá os "terríveis" espargos.

MR PREMIUM TOURIGA NACIONAL 2012 TINTO | ALENTEJO | 13% | PVP 56€
TOURIGA NACIONAL
SOCIEDADE AGRÍCOLA D. DINIZ, SA
18
Cor rubi concentrado e opaco, violetas jovens, carregados, de aspecto limpo. Aromas marcados pela touriga, onde as notas florais e de fruta vermelha madura se mostram com muita frescura, um balsâmico mentolado fresco, especiado fino, um certo terroso que não estava à espera, mostrando um conjunto de nariz muito equilibrado, complexo e fresco. Sente-se toda a sua jovialidade quando o levamos à boca. Poderoso, encorpado, com os taninos bem presentes, ainda um pouco rebeldes, mas já com um toque que mostram o que por aí vem. Intenso e expressivo, pleno de frescura e elegância.
É um 2012 que parece da última colheita, que surpreende por não ser apenas mais um Touriga Nacional e que faz uma homenagem conseguida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails