segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Xisto 2009 Tinto

XISTO 2009 TINTO | DOURO | 15,5% | PVP  50€
TOURIGA NACIONAL, TINTA RORIZ, TOURIGA FRANCA
ROQUETTE & CAZES, LDA
17,5

Três castas, duas famílias, um Terroir. A inscrição no rótulo marca-lhe a imagem e acompanha-nos na prova e à mesa. Este é um vinho resultante apenas de anos com colheitas de excepcional qualidade e a sua história começa em 2002, ano em que a família Roquette do Crasto em Portugal e a família Cazes de Lynch-Bages em Bordéus se associaram para compartilharem conhecimento e experiências e produzir vinhos único na região do Douro.
Vinha Velha, Cima Corgo e Douro Superior e 20 meses a dormir em barricas novas de carvalho francês resultam num vinho ainda hoje jovem, de cor vermelha muito fechada e concentrada, ainda opaco, de violetas carregados e de lágrima presente no copo. No nariz sobressaem os frutos vermelhos e pretos, os silvestres e algum fruto do bosque, com notas de barrica envolventes, incorporadas, especiaria muito fina, algum café torrado, complexo e desafiante.
Na boca mostra boa forma, robusto, expressivo, sem desiludir em relação às expectativas trazidas do momento anterior. Muito harmonioso, cheio, com a fruta ainda num excelente plano, taninos sedosos e com um final de boca extenso e prolongado.
Sem dúvida um vinho para levar à mesa com boa companhia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails