quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

E. Guigal Crozes-Hermitage 2008 Branco

E. GUIGAL CROZES-HERMITAGE 2008 BRANCO | CROZES-HERMITAGE, RHÔNE (FRANÇA) | 13% | PVP  15€
MARSANNE, ROUSSANNE
E. GUIGAL CHÂTEAU D'AMPUIS
16,5

Este vinho já estava na minha garrafeira à cerca de um ano. Apesar de ser um branco e do ano de 2008 não vi grande pressa em abri-lo. Sendo da E. Guigal, um produtor francês bem conhecido e tendo já lido alguma coisa acerca do potencial de envelhecimentos dos seus brancos resolvi esperar e só no final de 2016 a abri.
O desafio, para além de mais alguns brancos na mesa, era casá-lo com queijos portugueses fortes, enchidos e fumados, patés e outras coisas mais dentro do género e que foram surgindo à medida.
De cor palha dourada e de aspecto limpo, mostra um nariz ainda cheio de fruta, maioritariamente de caroço e polpa amarela, citrino bem frescos e um perfumado floral bem ligado com notas mais pedregosas. Na boca revelou ser um branco com muita estrutura, acidez no ponto, corpo redondo, alguma untuosidade, volúpia, muito rico e equilibrado. Final de boca longo.
Cheguei a falar em notas de barrica? Parte deste vinho passou por barrica durante 12 meses. Onde está ela? Está nos pequenos pormenores, completamente integrada e quase despercebida.

Sem comentários:

Enviar um comentário