terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Jantar Vínico no Restaurante Porto de Santa Maria com Monte da Ravasqueira

Na estrada do Guincho, a pouco mais de uma centena de metros da praia com o mesmo nome, para quem vem de Cascais, encontramos à nossa esquerda o Restaurante Porto de Santa Maria. Tem marcado a paisagem daquele lugar desde 1947 e está intimamente ligado à história e à vida de Guincho e de Cascais, representando mais de 70 anos de referência na gastronomia de peixe e mariscos na região.
A sua história, ligada ao mar e à gastronomia, continua a fazer-se dia a dia, baseada numa filosofia de procura da excelência, juntando agora ao seu portefólio a realização de Jantares Vínicos onde se procura dar seguimento a um trabalho já de mérito, mas agora com uma vertente mais pedagógica. 
Os vinhos do produtor alentejano Monte da Ravasqueira foram os convidados do Jantar Vínico deste mês e contou com a presença do Enólogo Pedro Pereira Gonçalves.
O Chef Paulo Matias e o Sommelier da casa António Guerreiro apresentaram uma noite com cinco momentos de harmonia entre comida e vinho podendo desde já antecipar que estas noites serão, em breve, mais um dos must do Porto de Santa Maria.

No primeiro momento, a Entrada Quente com  Lagostim Braseado, Mil Folhas de Banana e Abacate, Espuma de Citrinos e Azeite de Coentros em ligação com o MR Premium Rosé 2015. A ligação pelos tostados a funcionar, brilhou no prato o lagostim no ponto ideal de cozedura.

De seguida, com a Entrada Fria, o Pudim de Foie Gras e Viognier e Crocante de Frutos Secos em casamento com o Viognier 2014. A frescura deste vinho no equilibro da degustação e ligação à geleia de viognier mostraram-se à altura. Relevo no prato para toda a frescura do mesmo. Bom momento.

O prato de peixe trouxe o Goraz, Puré de Aipo, Tártaro de Ostras e Legumes Wok com o MR Premium Branco 2013. A aposta na simplicidade, sabores simples mas vencedores e um casamneto perfeito com o branco escolhido. Equilíbrio e frescura.

Com a carne o prato que mais me satisfez. O Porco Preto em Crosta de Especiarias, Estufado de Legumes de Inverno com Azeitona, Batata Confit e Chouriço de Barrancos numa maridagem com o MR Premium Tinto 2012 de final feliz ou de viveram felizes para sempre. Sabores fortes, quentes e tradicionais num lado a lado perfeito com o tinto alentejano.

Por fim a sobremesa com o Quindim Pina Colada, Bolo Esponja de Coco e Avelãs numa das ligações perfeitas ao vinho com o Colheita Tardia 2015. Delicadeza, elegância e frescura de ambos os lados, sem se sobreporem um ao outro, antes fazendo o complemento certeiro. Ligação muito bem pensada.

1 comentário: