quarta-feira, 22 de março de 2017

Soalheiro Oppaco 2014 Verde Tinto

SOALHEIRO OPPACO 2014 TINTO | VINHOS VERDES | 12% | PVP  16€
VINHÃO, ALVARINHO
VINUSOALLEIRUS, LDA
16,5

Este Oppaco merece cada vez mais um lugar de destaque na lista de vinhos verdes tintos que vai saindo todos os anos. Acaba por ser um perfil um pouco diferente dos Vinhão já conhecidos, prima por mais frescura, mais elegância, mas acima de tudo uma maior leveza e delicadeza. A junção de Alvarinho em 15% ao Vinhão, aliado ao estágio parcial do lote em barricas de carvalho francês transformam-lhe a tez e o resultado final acaba por ser uma bela surpresa. Um caminho diferente nos vinhos tintos da região.
De cor rubi, vermelho concentrado, aberto nos bordos e de aparência jovem e límpida. No nariz, após deixá-lo respirar um pouco, destacam-se, com elegância, os aromas a fruta vermelha e preta, frutos silvestres, morangos, algum grafite, tinta da china e um toque vegetal fresco. Desafiante. Na boca continua a mostrar essa já referida elegância e frescura, com a fruta vermelha bem fresca, tanino praticamente polido e de término longo.
Para mim, sem dúvida um vinho de verão, quando muitos o destinam mais a estações de baixas temperaturas. Uma posta de salmão, gordo, na grelha, os pratos de caça e o fumeiro asseguram-lhe um casamento feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário