quarta-feira, 31 de maio de 2017

Restaurante Rei dos Leitões - Mealhada

O Restaurante Rei dos Leitões está de portas abertas desde 1947 e, desde então, que é lugar de romaria para todos aqueles que são amantes do Leitão Assado da Mealhada e que aqui procuram o melhor leitão assado do País.
Apesar de todo o sucesso ao longo dos anos este tem sido um reinado de constante mudança e inovação que levaram, desde obras profundas de remodelação do próprio restaurante, passando pela construção da Adega do Rei, que é já hoje uma das melhores a este nível quer no número de referências, quer na qualidade das mesmas ou, como recentemente, na aposta da sofisticação da sua cozinha e apresentação de uma nova ementa onde o Rei continua a ser Rei no Leitão, mas onde mostra poder conquistar mais território com uma oferta gastronómica mais alargada onde o peixe e marisco fresco, assim com uma maior diversidade de carnes, são a grande aposta.

O serviço marca também a diferença. Atento, cuidadoso e conhecer. Percebemos facilmente que por ali todos sabem muito bem como fazer para proporcionar um momento onde nenhum pormenor é descurado. Estranhamos no inicio, mas em pouco tempo nos habituamos e, verdadeiramente, não nos apetece outra coisa.

Neste dia, para além das entradas das quais já lhe reconheço a qualidade devida como o queijo de Azeitão ou o presunto Pata Negra, destaco as Empadas de Leitão, feitas na casa e acabadas de sair do forno, com a massa exterior bem estaladiça e com o recheio de textura suave e onde o leitão não se esconde.

A Sopa de Carabineiro com Laminas do Mesmo, Microverde de Rabanete e Pétala de Amor Perfeito surpreende visualmente, mas não só. Os restantes sentidos também são arrebatados. Salta a elegância e o conforto que transmite, com sensação de fumados e com o carabineiro cozinhado no ponto. Por momentos, esqueço que estou num restaurante cuja bandeira é o leitão.

A pouca distância do mar, o peixe vem de perto e chega com muita frescura. Os Filetes de Cherne ao Vapor com Creme de Batata e Espargos reforçam e consolidam a ideia de que este é um restaurante obrigatório para a lista. Este prato fez-me soltar um grande sorriso, perceber o ponto perfeito de cozedura do Cherne, a textura do creme de batata e o crocante dos espargos deram um equilíbrio notável ao prato. A minha escolha do dia.

O Leitão Assado chegou logo depois. É obrigatório saboreá-lo. A sua pele crocante nos pedaços de costela - que são os meus preferidos -, a laranja fatiada, a batata frita à rodela ou a mais tradicional batata cozida e com o molho de pimenta a finalizar (para quem gosta) fizeram-me voltar a pensar no Rei. O Rei está ali sim senhor!

Para sobremesa lugar à doçaria regional com o Morgado do Buçaco e depois, mesmo, mesmo para terminar, umas Chamuças de Maçã em Massa Filo Polvilhadas com Açúcar em Pó e Canela. Perfeito a ligar com o café.
A cozinha do Chef Carlos Fernandes revela-se com mão sábia e os produtos de elevada qualidade brilham quando surgem à mesa.

____________________________
REI DOS LEITÕES
Tipo de Cozinha: Tradicional Portuguesa, Leitão
Copos de Vinho Adequados: Sim
Estacionamento: Fácil
Horário: Encerra à quarta-feira
Preço Médio Refeição: 25€

Morada: EN1, Avenida da Restauração, Nº 17 3050-382 MEALHADA
Telefone: + 351 231 202093
Na Net: Página de Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário