quarta-feira, 21 de junho de 2017

Barca Velha 2004 Tinto

BARCA VELHA 2004 TINTO | DOURO | 13,5% | PVP  450€
TOURIGA NACIONAL, TOURIGA FRANCA, TINTA RORIZ, TINTO CÃO
SOGRAPE VINHOS
19

Aberta a garrafa cerca de uma hora antes de ir para a mesa foi, de facto, com alguma expectativa que provei este ícone dos vinhos nacionais.
Este 2004 foi o primeiro a ser vinificado na Quinta da Leda, sendo que desde 1980 as uvas para a composição do mesmo tenham já a sua proveniência nesta Quinta. O resultado é um vinho de uma extraordinária complexidade, quer a nível aromático quer da sua expressão na boca, mostrando grande elegância e ao mesmo tempo uma volúpia sedutora que nos agarra desde o inicio até ao fim.
Cor rubi, intenso, concentrado e de aspecto limpo. Aromaticamente mostrando uma fruta preta madura muito bonita, amoras silvestres, ameixa preta, cereja, algum cassis, com notas florais muito elegantes, terrosos frescos, turfa húmida e com a barrica completamente envolvida dando-lhe notas especiadas finas e continuando num perfil complexo e fresco.
Volumoso de boca, acidez acutilante, mostrando vivacidade, de toque macio e cremoso, com taninos presentes, polidos, redondos e com a fruta ainda fresca e em equilíbrio com os especiados muito finos que vão aparecendo na continuidade da prova. Final de boca extenso e a deixar a sensação que, provavelmente, a abrimos cedo demais pois ainda está em curva ascendente.
Para beber ou para guardar durante mais alguns valentes anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails