quarta-feira, 7 de junho de 2017

Restaurante Pesqueiro 25 - Lisboa

O restaurante Marisqueira Pesqueiro 25, que conta já com cerca de um ano de vida na sua casa em São Martinho do Porto, abriu recentemente um novo espaço em Lisboa, no Cais do Sodré.
Percorrendo a bem conhecida rua cor de rosa, por entre bares e discotecas, damos com um restaurante que está no primeiro piso do novo hotel 262 Authentic Suites. Subimos as escadas e parece que entramos num mundo novo, completamente diferente do que estavamos à espera e subitamente longe do ambiente frenético da rua que deixamos para trás.

Espaço acolhedor, com uma lareira a meio a transmitir aconchego e ambiente familiar,  cortando com os traços de inox que é costume nas marisqueiras, deixando sobressair a rusticidade do espaço, a sua história e o seu passado em cada canto e em cada parede deixada propositadamente desnuda, não esquecendo as grandes portas/janelas que convidam a uma espreitadela ao mundo inferior.

Após alguns minutos de conversa com Chefs João Diogo Mendes e César Lourenço, percebemos que estamos em boas mãos e que a base da cozinha do Pesqueiro 25 tem como base a simplicidade, a frescura e qualidade dos produtos. Sem truques de magia ou disfarces visuais.
A ementa é variada, com uma selecção cuidada de entradas, sopas, carnes, peixes e mariscos variados, mas para inicio de conversa o melhor foi mesmo começar pelo camarão cozido. Se há coisa que prezo é que numa marisqueira se como o Camarão Cozido no ponto e este, brilhou a todos os níveis.

No ponto de cozedura correcto, tamanho mais do que aceitável, textura bem crunchy e aqueles sucos na cabeça com um sabor viciante. Não podia pedir mais e estava pronto para seguir viagem.

Seguimos directos a uns Lagostins do Mar e uma Ameijoa Real da Lagoa de Óbidos que ficam na memória. Em ambos o reforço da ideia de simplicidade e do privilégio dado ao produto. Importante não estragar e fazer com que os sabores a mar brilhem. Perfeito!

De seguida, caminho aberto para o Camarão À Guilho. Mais uma vez camarão no ponto e aquela malagueta que depois de desfeita no próprio prato transporta o prato para outro ponto, outro nível. Sem a sua actuação este prato não funciona da mesma maneira.

A Sopa de Lavagante veio de seguida como que a tentar fazer uma final feliz. Não seria bem um final pois ainda se iria continuar um pouco mais nesta aventura, mas esta sopa é, de facto, um momento feliz. Desde à forma como é apresentado e servido, até à sua consistência e sabor magníficos. Esta é daquelas que apetece voltar e repetir nem que seja já em final de noite apenas para forrar o estômago.

As escolhas de carne são mais reduzidas e, na verdade, quem é que com tanta escolha a nível de marisco poderá estar interessado em carne? Mas a decisão de não ir embora antes de provar o Prego do Lombo estava tomada e provou no final ter sido acertada. Carne suculenta, alta, mal passada como deve ser, o molho a embeber o pão torrado e a mostarda dijon a envolver. Satisfação garantida.

Quando já a cominho da sobremesa e na sequência do apreço demonstrado pelo delicioso prego do lombo, os Chefs da casa insistem que se prove o Prego de Atum. Bendita insistência. Este é um daqueles que nos fará regressar só para isto mesmo. No final da refeição, com tudo o que já se tinha comido e vem este "simples" prego de atum dizer que a festa ainda não tinha acabado. Sem segredos nem enfeites. Brutalidade de sabor e de satisfação.

Nas sobremesas destaco o Pão de Ló da casa feito para os mais gulosos. Opção de chocolate e de canela. Diferente da doçaria habitual apresentada na carta de sobremesas.
__________________________________
PESQUEIRO 25
Tipo de Cozinha: Marisqueira
Copos de Vinho Adequados: Sim
Estacionamento: Fácil (Pago)
Horário: Todos os dias das 12:00h às 01:00horas
Preço Médio Refeição: 25€

Morada: Rua Nova do Carvalho, Nº 15, 1200-161 LISBOA
Telefone: + 351 916 781 281
Na Net: Página de Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails