terça-feira, 4 de julho de 2017

Dom Pérignon Millésime Vintage 2004 Brut

DOM PÉRIGNON MILLÉSIME VINTAGE 2004 BRUT | CHAMPAGNE | 12,5% | PVP  150€
CHARDONNAY, PINOT NOIR
CHAMPGNE MOET & CHADON A EPERNAY
18,5

O mês de julho com um vinho da região de Champagne, um Dom Pérignon da colheita de 2004. Conta a história que pelo século XVIII, Dom Perignon, Monge da Abadia de Haut-Villiers, decidiu efetuar uma segunda fermentação na própria garrafa vedando-a com uma rolha de cortiça. O que aconteceu a seguir todos já conhecem um pouco, pelo que, se acredita, que aqui terá nascido o verdadeiro vinho Champagne.
Deste modo, beber uma garrafa com este nome é também beber um pouco da história do vinho assim como ter o prazer de beber um dos ícones neste tipo de vinho.
A colheita de 2004 resulta de um bom ano na vinha, sem sobressaltos de temperaturas, sem doenças e com consequente resultado num vinho com potencial de envelhecimento e representando um dos anos clássicos do produtor.
De cor amarelo citrino, bolha finíssima e persistente. No nariz notas delicadas de fruta amarela e caroço, alguma fruta seca, amêndoa, pinhão, leves pão torrado, envolvente, complexo e fresco. Na boca surpreende a leveza e textura fina da bolha e da forma como, pé ante pé, se mostra elegante, ao mesmo tempo mostrando alguns pontos de cremosidade, corpo e untuosidade, envolvente e cheio de volúpia.
Este foi a edição Balloon Venus de Jeff Koons. Embalagem luxuosa para um champanhe de luxo.

Sem comentários:

Enviar um comentário