sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Herdade do Peso Lança Ícone 2014 e Essência do Peso 2015

A Herdade do Peso acaba de lançar para o mercado dois vinhos tintos de excepcional qualidade. Nascidos no berço da região da Vidigueira, onde a propriedade da Herdade do Peso goza de características únicas para a produção de vinhos no Alentejo, a apresentação do Ícone 2014 e do Essência do Peso 2015 em simultâneo é revelador do nível elevado de qualidade atingido nas suas vinhas, adega e saber da equipa de enologia e viticultura.
O Ícone está de volta! Passados 7 anos após a primeira colheita de Ícone, em 2007, em que chega agora o segundo desta referência máxima da Herdade do Peso: o 2014. Os apertados critérios de exigência da equipa de enologia faz com que apenas agora possamos novamente ter o Ícone nos nossos braços.
Vinificado a partir das uvas dos melhores talhões de Alicante Bouschet (96%) e Syrah (4%), estagiou ainda cerca de 12 meses em barricas de carvalho francês e deixado depois a dormitar em garrafa por mais 18 meses. Um sono de beleza sem dúvida alguma.
O Essência do Peso 2015 visa proporcionar uma experiência única de desfrute da essência da Herdade do Peso e dos seus terroirs  distintos pois as uvas provêm de dois talhões distintos (os nº 2 e 4), com diferentes tipos de solo e que se juntam no lote final.

HERDADE DO PESO ESSÊNCIA DO PESO 2015 TINTO | ALENTEJO | 15% | PVP 22,50€
ALICANTE BOUSCHET
SOGRAPE VINHOS, SA
17,5 
Cor rubi de média concentração, fechado no núcleo, mais aberto no bordo do copo. No nariz mostra intensidade, muita fruta vermelha, preta, cacau , pimenta preta, muito elegante, complexo e apesar dos 15% de álcool, acabamos por não tropeçar nele. Grande boca. Pujante, com uma acidez revigorante, tanino presente, mas com elegância, fruta vermelha fresca, equilibrado. Final de boca longo. 
Mostra-se já pronto e ao mesmo tempo poderemos querer dar-lhe mais tempo. O facto é que dá um prazer imenso bebe-lo já assim como está e puxá-lo para cima da mesa com comida regional alentejana no prato. Aqui, acompanhou o prato Mar e Montanha - Polvo, Porco e Especiarias.

HERDADE DO PESO ÍCONE 2014 TINTO | ALENTEJO | 14% | PVP 85€
ALICANTE BOUSHET, SYRAH 
SOGRAPE VINHOS, SA 
18
Cor rubi concentrado, profundo, de núcleo fechado, com nuances de violeta escuras e de aspecto limpo. No nariz mostra-se muito elegante, fruta preta, amoras silvestres, notas de bosque, chocolate, especiaria fina, refrescantes mentolados, barrica muito bem ligada, complexo e fresco. Na boca é um portento de acidez e frescura. Taninos presentes elegantes, macios, quase seda,  fruta muito bem delineada, muito equilibrado, persistente. Final de boca longo e complexo.
Acompanhou o prato de Pombo, Foie-Gras e Pinhão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails