quinta-feira, 24 de maio de 2018

Plátanos Viosinho 2015 Branco

PLÁTANOS VIOSINHO 2015 BRANCO | LISBOA | 14,5% | PVP  15€
VIOSINHO
CASA AGRÍCOLA VISCONDE DE MERCEANA
16,5

Este é um vinho branco que o produtor, em boa hora, decidiu deixar a repousar por mais um tempo sem ter pressa de o lançar ao mercado pois acreditava no seu potencial após um ou dois anos de descanso em garrafa.
Para além disso, a aposta numa casta que "grita" o nome da região Douro, mas que na região de Lisboa também costuma ter um comportamento de elevada qualidade e este Plátanos não é caso diferente. Bebe-se não muito frio e levemente refrescado para usufruir dele a toda a largura.
Cor amarelo citrino, aberto, com ligeiros esverdeados, aspecto jovem e limpo. No nariz, após inicio um pouco fechado, mostra, com elegância, notas de fruta citrina, lima fresca, leve floral e notas de barrica muito bem ligadas. Na boca mostra uma bela acidez citrina, com algum volume e macieza, fruta fresca em bom plano, equilibrado, fazendo esquecer os 14,5% de alcool indicados no contra-rótulo, e de final longo e persistente.
É um branco para levar à mesa, não só para o marisco ou um peixe branco mais simples, como também uma boa posta de bacalhau ou pratos com mais complexidade.
Para além disso, prevejo que a continuação em guarda lhe fará muito bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário