segunda-feira, 6 de maio de 2019

Pêra-Manca 2014 Tinto

PÊRA-MANCA 2014 TINTO | ALENTEJO | 14% | PVP  220€
TRINCADEIRA, ARAGONEZ
FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA
19

Produzido apenas em anos em que os requisitos de excecional qualidade são atingidos, a Fundação Eugénio de Almeida apresentou recentemente a mais recente colheita do seu emblemático vinho o Pêra-Manca 2014 tinto.
As castas são as já habituais Trincadeira e Aragonez, num blend onde a primeira está um pouco mais presente. Caracterizado por ter sido um anos bastante equilibrado do ponto de vista climatérico, as uvas atingiram os ponto de maturação de forma gradual e lenta, sem stress hídrico e com o período de vindima a decorrer de forma normal, serena e tendo as chuvas começado já quando praticamente toda a produção estava vindimada.
Um ano que determinaria o nascimento do décimo quinto Pêra-Manca tinto.
Cor vermelho granada intenso, concentrado, fechado e de aspecto limpo. No nariz um bouquet aromático intenso e complexo onde os frutos silvestres pretos, alguma ameixa e framboesa revelam a fruta bem ligada com notas de cacau, balsâmicos frescos, alguma resina, caruma, ligeiro mentolado, flor de tília, harmónico e profundo.
Na boca impressiona com a sua elegância e estrutura, com um equilíbrio notável entre corpo e frescura, com robustez, tanino presente, guloso e com a fruta num plano muito fresco e bonito. Enche os sentidos e termina longo e pleno de elegância. Um grande Pêra-Manca.
O seu potencial de guarda não lhe retira pontos na capacidade de dar já um prazer imenso a beber. São apenas 20.000 garrafas.

Sem comentários:

Enviar um comentário