terça-feira, 22 de outubro de 2019

Ajitama Ramen Bistro - Lisboa

O Ajitama, que em português significa ovo suavemente cozido e condimentado com marinada caseira, nasce da paixão de dois amigos, João Ferreira e António Carvalhão, por este prato quente japonês o Ramen.
Com a descida das temperaturas e com a chegada dos dias mais frios,  chega também a vontade de abraçar a chamada comida de conforto, que nos aqueça não só o corpo, mas também a alma, e o Ramen do Ajitama funcionou na perfeição neste nosso intento.
Seguimos o conselho e com mesa marcada lá fomos nós. Adentramos o espaço, simples, com ripas de madeira de pinho a construírem uma espécie de pixelizado suspenso, harmonioso e clean.  Muita luz como preferimos, os janelões ajudam muito nesta parte. 

Para comer podemos optar por três hipóteses. As mesas no formato e disposição habitual, numas mesas viradas para os janelões que nos dão uma visão de tudo o que se passa lá fora e, a forma mais nipónica possível, ao balcão.
Não fomos muito ousados neste ponto e ocupámos uma das mesas mais normais com vista para todos o ambiente.

As Gyosas Vegetarinas foram a nossa primeira escolha que, embora não sendo as melhores que já nos passaram estreito, estavam a um grande nível, com textura no ponto e cheias de sabor. 

Ainda antes dos Ramen lugar ao Agedashi Tofu. O tofú japonês com cobertura crocante e enriquecido com dashi e filetes de peixe desidratado (Katsuobushi). Isto sim. Ficou na lembrança e no palato. Um mix de texturas, entre crocantes e o mais carnudo, mais uma vez de sabor intenso. Bela escolha.

No entanto, aqui enquanto se espera por um e outro prato, há tempo para se tirar um bocadinho o vicio do jogos e da banda desenhada (Manga) tão ligados à cultura deste País. De leituras pouco, mas entre o Pac-man e o Tetris ainda se recordaram velhos tempos.

O Ramen Miso chegou à mesa. Caldo intenso, tendo os seus criadores ido buscar inspiração do miso  ao norte do Japão, apresentando uma ligação perfeita entre miso vermelho e branco. Servido com o Ajitama ainda com a gema meio liquida, uma generosa porporção de chashu de barriga de porco, negi, rebentos de soja, couve lombarda e topping de carne picada.

De seguida o Ramen Hakata Tonkotsu. Sem dúvida a minha escolha natural.O ramen mais intenso da carta. Com um caldo tai pan de porco delicioso, que vai engrossando à medida que vamos comendo. O caldo faz de facto a diferença, assim como os nodles, um pouco mais espessos que os do Ramen Miso. Acompanha também com Ajitama, mais uma vez ainda com a gema meio liquida, uma generosa dose de chashu de barriga de porco, negi,cogumelos pretos kikurage e um toque final de mayu. Sem dúvida o must taste da casa.

Para além dos Ramen ainda provamos o Guydon, um dos prato mais consumidos pelo japoneses para além do ramen.Em vez da barriga de porco temos aqui carne de vaca fatiada com cebola em marinada caseira, com uma base de arroz japonês e com um ovo Osen Tamago, isto é, um ovo cozido a baixa temperatura japonês.

Por fim uma sobrema. Verdade que já não havia muito lugar para os doces, mas não pudemos deixar de pedir uma fatia do Bolo de Matcha com Chocolate. Interessante. Nada de especial. Mas também são sempre as sobremesas que menos me impressionam nos restaurantes de comida asiática. E esta até parece bem ocidental.
Verdadeiramente não sei dizer se o Ramen do Ajitama é ou no o melhor de Lisboa ou mesmo de Portugal pois ainda não os provei a todos, mas até ao momento é com toda a certeza aquele que mais alegria me deu. Comer é isso mesmo. Uma espécie de felicidade. No Ajitama somos felizes.
______________________________
AJITAMA RAMEN BISTRO
Tipo de Cozinha: Japonesa, Ramen
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Sim
Estacionamento: Sim. A pagar e alguma dificuldade. Escolha transportes públicos para evitar o stress.
Preço Médio p/ Refeição: 20€

Morada: Avenida Duque de Loulé, Nº 36 1050-091 LISBOA
Telefone:  +351 213 540 920 /+351 213 460 988
Na net: Ajitama Ramen Bistro

Sem comentários:

Enviar um comentário