sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Evel Grande Escolha 2000 Tinto

EVEL GRANDE ESCOLHA 2000 TINTO | DOURO | 13,8% | PVP  29,50€
TOURIGA NACIONAL, TOURIGA FRANCA
REAL COMPANHIA VELHA
17,5

Este foi um dos vinhos que resolvi abrir nestes últimos dias. Para além da natural curiosidade de ver o seu momento de forma, li no contra-rótulo que "Podendo ser apreciado desde já, os mais pacientes serão, no entanto, recompensados com um aumento de complexidade provocado pela evolução em garrafa" e, tendo passado quase 20 anos, achei já ter sido paciente o suficiente para a abrir.
Cor granada, ligeiras nuances casca de cebola, média concentração, ainda com coloração intensa e escura, aspecto límpido. No nariz, de grande complexidade, a fruta preta silvestre alia-se a notas frescas de bosque, a notas mais terrosas como a turfa, algum cedro, fresco mentolado, caixa de tabaco, leve toque licorado, grande equilíbrio, cativante, absorve a nossa atenção.
Boca vivaz, com volume e boa estrutura, macio e envolvente, tanino presente, elegante, moldado pelo tempo, polido, com a fruta ainda em bom momento, conjunto ainda robusto e equilibrado, seguro, a falar connosco, a dizer que ainda haverão mais anos pela frente. Final de boca longo e elegante.

Sem comentários:

Enviar um comentário