Características
Tipo: Branco - Colheita Tardia
Castas: Encruzado
Região: Dão
Teor Alcoolico: 12 %
Produtor: Sociedade Agricola de Santar, SA
Preço: 12 €
Tipo: Branco - Colheita Tardia
Castas: Encruzado
Região: Dão
Teor Alcoolico: 12 %
Produtor: Sociedade Agricola de Santar, SA
Preço: 12 €
Acerca do Vinho (Rótulo)
Quando as folhas começam a mudar de cor, com as primeiras chuvas, podridão nobre assenta nas uvas perfeitamente maduras nos vinhedos. A Casa de Santar escolheu a tradicional monocasta Encruzado para a sua vindima tardia, colhendo e esmagando a uva no final do Outono. Com tempo, este vinho adquire a sua linda cor dourada junto com os complexos e profundos aromas que complementa a riqueza que irão proporcionar prazer na boca com o seu corpo elegante.
Nota de Prova
Pois é. Ainda não me fartei de procurar o melhor colheita tardia português. E enquanto não encontro, vou-me deparando com algumas boas experiências. Este Outono de Santar foi um dessas situações. De cor palha dourado, e nariz bastante aromático, com uma mescla de fruto tropical com fruto seco como as avelãs e umas engraçadas notas a gelatina de ananás e pêssego, na boca é o equilíbrio que marca posição. O doce e as notas citrinas a limão, lima e laranja preenchem-nos o palato. Muito delicado, elegante e guloso. Apetece sempre mais um bocadinho. Acompanhou uma tarte delicia de amêndoa. Nem digo mais nada....
Classificação: 84/100
Boa nota de prova Carlos. Fiquei curiosa. Um colheita tardia elaborado a partir da casta Encruzado deve ser bem interessante.
ResponderEliminar