Páginas

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Foral De Alcochete | Vinho, Comida, Música e Arte Sacra

O Núcleo de Arte Sacra do Museu Municipal de Alcochete foi palco para o lançamento dos vinhos Foral de Alcochete. A Câmara Municipal de Alcochete e a Sociedade Agrícola de Rio Frio uniram-se num projecto que vai para além dos próprios vinhos. É o vinho, a comida da região, a envolvência pela música e arte sacra.

Vinhos que não devem ser vistos apenas como vinhos, mas como uma extensão de Alcochete e com uma identificação clara com o Município, com a Terra. Pela mão do Enólogo Mário Jorge Andrade, nasceram um branco e um tinto cuja composição, ao nível das castas utilizadas, tenta também ter uma ligação à terra, à história, à vida de Alcochete.
Com uma ementa preparada pelo Restaurante Solar do Peixe foram provados os vinhos, e a gastronomia, ao som da música ao vivo ao som da Harpa e num espaço dedicado à  arte sacra. Assim se viveu Alcochete.
FORAL DE ALCOCHETE 2014 BRANCO | PENÍNSULA DE SETÚBAL | 12,5% | PVP 6,99€
FERNÃO PIRES, ARINTO, ANTÃO VAZ
SOCIEDADE AGRÍCOLA DE RIO FRIO, SA
Cor amarelo citrino, leves esverdeados, aspecto jovem. Nariz onde a fruta predomina, nota de citrinos, alguma fruta de caroço, tostado muito leve, quase imperceptível. Na boca ligeira untuosidade, com acidez equilibrada, muito citrino, de final média longo. As Ovas e as Lulas Grelhadas com Legumes Salteados foram a ligação escolhida com sucesso.

FORAL DE ALCOCHETE 2014 TINTO | PENÍNSULA DE SETÚBAL | 13% | PVP 6,99€
CASTELÃO, SYRAH
SOCIEDADE AGRÍCOLA DE RIO FRIO, SA
Cor violeta carregado, concentrado, aspecto limpo. Nariz cheio de fruta vermelha e preta bem madura, tostado mais notado, especiarias e algum cacau, num conjunto cheio de frescura. Boca com estrutura, taninos presentes, alguma secura, continuação da fruta, fresco e de final longo. Os Lombos de Bacalhau com Batata a Murro criaram a harmonização no prato. A frescura do vinho ligou muito bem com a untuosidade da prato.

Sem comentários:

Enviar um comentário