Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Herdade Aldeia de Cima Myndru 2019 Tinto

HERDADE ALDEIA DE CIMA MYNDRU 2019 TINTO | ALENTEJO | 13,5% | PVP  75€
ALFROCHEIRO, TINTA GROSSA, BAGA
HERDADE ALDEIA DE CIMA DO MENDRO, LDA
18

Seguia o ano de 2019 quando um dos vizinhos da Herdade Aldeia de Cima pediu aos proprietários que vindimassem as uvas de duas pequenas courelas- Cevadeira e Zorreira-, num total de 1,5 ha na zona da Cevadeira no sopé da Serra do Mendro. 
A vinha velha em viticultura de sequeiro era composta apenas por castas tintas tradicionais, tais como,  Alfrocheiro, Tinta Grossa e Trincadeira, tratada com pouca intervenção produtiva, dando origem a uma produção muito pequena. 
O solo granitoide do complexo eruptivo da Vidigueira, composto por quartzo-dioritos evoluídos, de grão médio a fino, com características muito próximas da transição dos xistos mais elevados, originando um vinho de identidade muito particular.
O vinho, de perfil singular, surpreende, desde logo pela tonalidade mais aberta da sua cor, continuando depois, pelo desafiante bouquet de aromas e a frescura extraordinária de boca, que nos agarra por completo.
Cor vermelho translúcido, tonalidade rubi aberta, pouca concentração, aspecto límpido e cativante. No plano aromático sentimos a fruta vermelha madura e bem fresca, muito definida, fruto silvestre, bagas, notas florais, esteva e flor do carrasco, com envolvência terrosa, cantaro de água, algum bosque, todo ele frescura. Na boca mostra uma textura fina, mas trincável, com uma acidez bem medida, que nos vai secando gradualmente a gengiva, ligeira rusticidade, faz salivar, presenteando, novamente, uma fruta de qualidade, bonita, fresca e sumarenta num conjunto harmonioso, com longo e elegante final de boca.
Apetece beber e apetece juntar-lhe comida. Nos dias quentes de verão com carnes vermelhas na grelha, com o tradicional cozido de grão; no inverno, com caça, com os sabores do bosque, os cogumelos sem dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário