Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2022

Çaloyo 2012 Tinto

ÇALOYO 2012 TINTO | LISBOA | 13,5% | PVP  28€
TOURIGA NACIONAL
MARIA VENERANDA COSTA CANAS
17,5
 
"Não devemos fugir às nossas raízes, à herança que nos foi deixada pelos nossos ancestrais e o legado de tradições que se perdem no tempo. Devemos ter orgulho em tudo o que é nosso, não deixemos destruir a nossa história. Çaloyo é a palavra arabe que dá origem ao saloio. Antigamente no campo da Região Saloia pastavam as Ovelhas Saloias, sendo aqui o seu berço."
in rótulo do vinho Çaloyo 2012 tinto (por António Maria)
 
Os vinhos que nascem nesta Casa mostram-se sempre melhor com o passar do tempo. Sabemos que somos priveligiados quando bebemos um vinho já com 10 anos com toda esta vivacidade e este potencial de continuar mais uns bons anos de boa saúde na nossa garrafeira.
Cor vermelho de média concentração, tonalidade violeta, aspecto límpido e jovem. No nariz mostra, num patamar de destaque, a sua fruta vermelha e preta madura, ameixa preta, amora e cereja, lado a lado com o perfume bem medido da violeta e as notas provindas do estágio em barrica como algum fumado, tostados leves, especiaria marroquina, folha de tabaco, envolvendo com ligeiro salino e uma refrescante sensação a casca de eucalipto e hortelã da ribeira. Expressivo de boca, com estrutura e volume, textura amaciada pelo tempo, mas ainda com um toque mais rústico, com ligeira secura, afinado e equilibrado, continuando com a fruta muito nítida e saborosa e com um tanino que se chega à frente sem se impor em demasia. Final de boca longo e persistente.
Conta ainda com muitos e bons anos pela frente. À mesa posso facilmente juntá-lo a um dos grandes pratos de um sitio de bem comer ali bem perto da Quinta. A Chanfana de Vitela.

Sem comentários:

Enviar um comentário