Páginas

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Quinta das Carvalhas 50 Year Old Tawny Port | Obra de Arte em Estado Líquido

A Real Companhia Velha comemora este ano 267 anos de actividade ininterrupta tendo, a 10 de setembro passado, celebrado a sua fundação. Sem dúvida, o momento ideal para lançar, poucos dias depois, o seu primeiro Porto Tawny 50 Anos, sob a marca Quinta das Carvalhas, durante uma Masterclass de Vinho do Porto dirigida por Pedro Silva Reis, presidente e master blender desta grande casa, com Tiago Silva Reis a seu lado, actualmente em funções de gestão e aprendiz de master blender de Vinho do Porto.
Os Tawnies com indicação de idade são lotes constituídos a partir do vasto espólio de Vinhos do Porto velhos da Quinta das Carvalhas, envelhecidos em Vila Nova de Gaia e cuja média de idades é a que está inscrita no rótulo. Depois dos 10, 20, 30 e 40 anos, surge agora o lote do Quinta das Carvalhas Porto Tawny 50 Anos, elaborado a partir de uma criteriosa seleção de Vinhos do Porto com diferentes idades e perfis, constituindo o lote base vinhos da década 60 e 70 e ainda uma pequena parte dos anos 20, envelhecidos nos melhores cascos de carvalho.
A cor âmbar com ligeiras nuances avermelhadas apresentam desde logo a idade avançada deste Porto, mostrando um perfil regido pela elegância e frescura, com notas finas de cascos avinhados, fruto seco torrado, especiaria, folha de cedro, algum verniz, bem medido caramelo, frescura citrica, harmonioso, que se bebe com prazer e que impulsiona a continuar a beber. Pura elegância. Uma verdadeira obra de arte em estado líquido.
 
QUINTA DAS CARVALHAS 50 YEAR OLD TAWNY PORT | PORTO | 20% | PVP 290€
BLEND CASTAS DO DOURO
REAL COMPANHIA VELHA, SA
19,5
Cor âmbar, tonalidade vermelho tijolo, recorte esverdeado, aspecto límpido e brilhante. No nariz revela elegância e finesse, com notas de cascos com idade avinhados, ligadas ao fruto seco torrado, à fruta passa, alperce, damasco, uva branca, revelando componente especiada, noz-moscada, e frescura citrica, casca de laranja, interligada com notas de verniz, folha de cedro, nuances de pastelaria a envolver, rico,  e desafiando a nossa atenção a cada segundo. Na prova de boca um primeiro destaque para a sua estrutura, firme, mas continuando num caminho de elegância e frescura, alinhada com a sua textura macia, aveludada, com doce muito bem medido e voltando os sabores a fruto seco, com menos fruta passa, num conjunto de elevada agradabilidade a beber, que nos puxa a continuar até ao final. Longo e persistente término de boca.  

Sem comentários:

Enviar um comentário