Páginas

quarta-feira, 20 de março de 2024

Talho do Caniço - Experiência Gastronómica Autêntica e Tradicional

O Talho do Caniço é muito mais que um simples talho, na verdade é uma experiência gastronómica autêntica e tradicional completamente fora do conceito turístico com que somos bombardeados em grande parte do território madeirense. Estamos entre o locais e o sotaque da Ilha marca o barulho de fundo. Obrigatório fazer aqui uma paragem a partir da quinta-feira ao almoço. 
A referência de um Amigo madeirense foi motivo suficiente para a visita. Disse-me para ir quinta-feira ao almoço pois era o melhor dia para que a experiência fosse completa. E assim foi. 
O Talho do Caniço é nem mais nem menos que um Talho e que apenas abre de quinta-feira a sábado ou enquanto houver carne para vender. O processo é simples. Vamos ao Talho e escolhemos a carne. No nosso caso, como era a primeira vez, fomos simpaticamente encaminhados e as escolhas foram do próprio talhante. Duas espetadas gigantes de dois tipos de carne e uma adicional com dois tipos de salsichas.

Tudo acontece no momento. O tempero é preparado à nossa frente. Raspa de pau de louro (aroma incrível), alho e sal. Tudo picado. As carnes seleccionadas são cortadas em cubos e envolvidas no tempero sendo por fim colocada no espeto.

Adicionalmente questionaram se queríamos salsichas e, embora estas não sejam o motivo principal da visita, aceitámos o desafio e estas juntaram-se também num espeto. Rapidez e eficiência. Pagamento feito e seguimos para o espaço onde podemos cozinhar as nossas espetadas e degustar o que nos disseram ser as melhores espetadas que poderíamos comer na Madeira.

Dobramos a esquina, de espetadas na mão ao alto ,e entramos no espaço "restaurante" onde existe um grelhador gigante e uma série de mesas com uma armação especial para colocar as espetadas depois de cozinhadas. É um cenário diferente de tudo o que já havíamos visto, mas o aroma a carne grelhada, os sorrisos de toda a gente e a ajuda pronta de todas as pessoas fez com que em poucos minutos nos transformassemos em madeirenses também.

Escolhemos uma mesa e pendurámos as espetadas. Ainda um pouco às apalpadelas fomos com duas delas para o grelhador e lá as colocámos com a supervisão do empregado. Alertou-nos para não nos esquecermos dos números dos espetos e para irmos pedir pão, manteigas, vinho da casa, traçado com laranjada, cerveja ou outra bebida. 

Já fornecidos de tudo o necessário e com a carne pronta, foi hora de comer as espetadas. Apenas um aviso. Aqui a refeição é sem esquisitices ou outras tretas, come-se de pé, com a mão, com o pão a ajudar a puxar a carne e lambem-se os dedos com prazer. Não há batatas fritas, arroz ou legumes cozidos. Há pão, carne e vinho. 
Quanto à carne só podemos dizer que é algo de outro mundo. Tenra, macia e o sabor do tempero é magnífico. Conversamos com muitos dos locais e partilhamos a mesa. É o sentido do verdadeiro comer onde os locais comem.
No final, saímos de barriga cheia, felizes e com vontade de voltar rapidamente. 

_____________________________________________
TALHO DO CANIÇO

Tipo de Cozinha: Tradicional, Carne
Copos de Vinho Adequados: Não 
Vinho a Copo: Não
Estacionamento: Público (Pago e não Pago)
Preço médio (neste caso) com bebidas: 15€
Horários: Quinta-feira a Sábado das 10:00h às 22:00h. Domingo das 10:00h às 13:00h. Encerrado de segunda a quarta-feira.
 
Morada: Rua Padre Agostinho de Freitas Nº18,
               9125-019 CANIÇO (MADEIRA)
         
Telefone:  +351 291 932 126
Mail: talhocanico@gmail.com
Na net: Talho do Caniço

Sem comentários:

Enviar um comentário