Páginas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Paulo Coutinho Vinha da Fonte 2020 Tinto

PAULO COUTINHO VINHA DA FONTE 2020 TINTO | DOURO | 13,5% | PVP  42€
FIELD BLEND CASTAS TRADICIONAIS DOURO
PAULO ALEXANDRE TEIXEIRA COUTINHO
18

Nasce pela mão de Paulo Coutinho, com uvas da vinha plantada em Celeirós do Douro, em pleno Cima-Corgo, corria o ano de 1992, tendo sido mais tarde, em 2016, convertida em produção biológica. Resulta de um Field Blend de 14 castas tradicionais durienses, umas mais conhecidas do que outras, mas todas concorrendo com o seu papel para o equilíbrio do blend. Passou por um sono de 18 meses em barricas de carvalho francês e depois engarrafamento em junho de 2022.
Provado recentemente, revelou-se com enorme elegância, ao mesmo tempo que foi mostrando força e potência, com a fruta bem expressiva, fruto vermelho, preto e alguma passa, estando muito bem casado com as notas que ganhou, não só com a passagem por barrica, mas tem pelo facto da uva ter sido vinificada em cacho inteiro. Vertente de bosque, vegetal bem medido, terroso, camadas em cima de camadas, um Senhor vinho. Merece a companhia de pratos de carne complexos, com sabor, como um estufado de Javali, bem feito, com tempo de lume e tempo para ser comido.
Cor vermelho rubi de média concentração, auréola luminosa, aspecto límpido e jovem. No plano aromático revela um bouquet de enorme elegância e harmonia, no qual temos, numa primeira camada, a fruta vermelha e preta com boa intensidade e expressão, alguma fruta passa, num casamento seguro com as notas florais da esteva, mato seco, bem medido vegetal, algum bosque, caruma, terroso, especiaria, pimenta preta, rico e complexo. Boca de médio porte, frescura e finesse, mostrando que não se optou pela máxima extração, dando um perfil com alguma rusticidade, textura mordiscável, seco, bom prolongamento alinhado à componente da fruta, bonita, e ao tanino presente, preciso, num conjunto uno, que vai crescendo até necessitarmos de uma segunda garrafa. Termina longo e prazeroso.

Sem comentários:

Enviar um comentário