Páginas

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Carlos Serres 1896 Finca El Estanque Reserva 2017 Branco

CARLOS SERRES 1896 FINCA EL ESTANQUE RESERVA 2017 BRANCO | RIOJA (ESP) | 13% | PVP  24,90€
VIURA
BODEGAS CARLOS SERRES
17,5

Este vinho resulta da selecção cuidada de uvas da casta Viura proveniente de uma pequena parcela com mais de 40 anos de idade plantadas em solo calcário, pouco profundo e ideal para a produção desta casta. Foram produzidas apenas 1347 garrafas de um vinho elegante, harmonioso, com acidez e secura vibrante e com alguma tensão, perfeito para pratos de marisco e peixe com alguma complexidade, como uma cataplana de marisco, um peixe assado no forno ou um polvo à lagareiro. 
Cor amarelo de tonalidade intensa, citrino, reflexos aloirados, aspecto límpido e brilhante. No nariz revela-se muito preciso e elegante, com notas de fruta de pomar madura e apontamento citrino fresco, juntando-se a ela leve pitada floral, vertente salina e mineral, componente de mel e sensação de bem medida tosta e alguma sensação de pastelaria. Boca de médio volume, cheia de vida, acidez vibrante e expressiva, seco, trincável,  citrino, toranja, bergamota, comprimento final longo.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Vadio Perpetuum Espumante Bruto Branco

VADIO PERPETUUM ESPUMANTE BRUTO BRANCO | BAIRRADA | 12,5% | PVP  29,50€
BICAL, CERCIAL, BAGA
VADIO WINES UNIPESSOAL, LDA
17,5

As castas que dão vida ao vinho base deste espumante são algumas das mais reconhecidas e tradicionais da Bairrada, Bical e Cercial nas brancas e a na tintas a Baga, todavia, esteve mesmo vinho base é um lote perpétuo de várias colheitas antigas que teve o seu inicio em 2007. Ano após ano, um novo vinho é adicionado ao lote, contribuindo para a complexidade e carácter único do mesmo. Este método de envelhecimento de vinhos é usualmente conhecido por Solera. O dégorgement deste é de setembro de 2023.
Impressiona pela grande complexidade e ao mesmo tempo pela enorme elegância com que se apresenta, aportando elevado potencial à mesa, para refeições onde os pratos tenham, também eles, mais complexidade e amplitude. A solo será um prazer muito sôfrego. 
Cor amarelo citrino e definido, bolha finíssima, de cordão contínuo e persistente, límpido e tez jovem. Revelador de grande complexidade e elegância aromática, num registo no qual as notas de pastelaria e fruto seco torrado aparecem como dominadores em relação à fruta, aqui mais tímida e espreitando com apontamentos de maça e marmelo maduro, fundo salino.  Na boca mostra mousse cremosa e envolvente, médio volume, mantendo a linha de complexidade, acidez no ponto, seco, profundo e com final de boca longo e extenso.