BICAL, CERCIAL, BAGA
VADIO WINES UNIPESSOAL, LDA
17,5
As castas que dão vida ao vinho base deste espumante são algumas das mais reconhecidas e tradicionais da Bairrada, Bical e Cercial nas brancas e a na tintas a Baga, todavia, esteve mesmo vinho base é um lote perpétuo de várias colheitas antigas que teve o seu inicio em 2007. Ano após ano, um novo vinho é adicionado ao lote, contribuindo para a complexidade e carácter único do mesmo. Este método de envelhecimento de vinhos é usualmente conhecido por Solera. O dégorgement deste é de setembro de 2023.
Impressiona pela grande complexidade e ao mesmo tempo pela enorme elegância com que se apresenta, aportando elevado potencial à mesa, para refeições onde os pratos tenham, também eles, mais complexidade e amplitude. A solo será um prazer muito sôfrego.
Cor amarelo citrino e definido, bolha finíssima, de cordão contínuo e persistente, límpido e tez jovem. Revelador de grande complexidade e elegância aromática, num registo no qual as notas de pastelaria e fruto seco torrado aparecem como dominadores em relação à fruta, aqui mais tímida e espreitando com apontamentos de maça e marmelo maduro, fundo salino. Na boca mostra mousse cremosa e envolvente, médio volume, mantendo a linha de complexidade, acidez no ponto, seco, profundo e com final de boca longo e extenso.