Páginas

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Dona Sylvia Grande Reserva 2017 Tinto

DONA SYLVIA GRANDE RESERVA 2017 TINTO | DOURO | 14,5% | PVP  52€
VINHAS VELHAS
QUINTA DOS FRADES - FRACASTEL COMÉRCIO DE VINHOS SOC. UNIPESSOAL, LDA
18

O poder da vinha velha duriense com mais de 100 anos de idade, composta por mais de 23 castas e com o complemento do descanso de beleza em barrica de carvalho francês por 12 meses e 12 meses adicionais de descanso em garrafa conferem a este tinto uma estrutura e complexidade assente na fruta preta madura e suculenta, aninhada nas notas trazidas pelo estágio em barrica, num conjunto equilibrado pela sua acidez vivaz e refrescante e um tanino, que embora mais sedutor e envolvente, se apresenta firme e, também ele, num registo mais fresco. O ano de 2017 foi atipicamente mais quente do que o habitual, com um inverno mais soalheiro e seco, tendo no verão, em junho, sido registada a temperatura média mais elevada desde 1980. Esta colheita do Dona Sylvia é expressão do ano e da sua singularidade.
Na hora de o abrir há que ter em atenção a sua temperatura, um bocadinho mais baixa que o habitual para os tintos, e fazê-lo com algum tempo de antecedência (30 a 60 minutos) antes de o começar a beber. Junte-lhe comida regional à base de carnes vermelhas, pratos com sabor e estrutura, assados no forno, comida de tacho e boa companhia para o partilhar.
Cor vermelho rubi, tonalidade granada, média concentração, mais denso e fechado no núcleo, aspecto límpido e jovem. No nariz mostra um bouquet rico e complexo, oferecendo a fruta preta madura bastante expressiva e envolvida nas notas da passagem por barrica. Amora Silvestre, ameixa e cereja preta, esteva e mato seco, bosque, pinhal, nota de fumo, muita especiaria, balsâmico, caixa de charuto, cacau, nota de frescura a todo o comprimento, hortelã da ribeira, mentolado. Boca que confirma a sua complexidade e riqueza, corpulento, volumoso, grande estrutura, macio, texturado, com uma vivacidade notável, acidez no ponto, secura fina, prolongada, tanino sedutor, envolvente, com marca da sua presença, com a fruta e as notas de barrica bem casadas, jogando entre si, ganhando quem o está a beber, com término de boca longo e persistente.

Sem comentários:

Enviar um comentário