Páginas

sábado, 5 de julho de 2025

Varanda de Lisboa - Tradição e Modernidade à Mesa com vista privilegiada sobre o coração de Lisboa

 
O Chef Executivo Celso Padeiro, propõe uma fusão entre tradição e modernidade, reforçando o papel da cozinha de sala, elevando o sabor em cada detalhe e homenageando a essência da gastronomia portuguesa

O emblemático Restaurante Panorâmico Varanda de Lisboa,  agora com assinatura do novo Chef Executivo Celso Padeiro, propõe uma fusão entre tradição e modernidade, reforçando o papel da cozinha de sala, elevando o sabor em cada detalhe e homenageando a essência da gastronomia portuguesa. Oferece ainda, a quem o visita, uma das melhores vistas sobre o coração de Lisboa, sendo um local privilegiado para, numa viagem sensorial de praticamente 360º, poder admirar locais únicos como o Castelo de São Jorge, passar pela Baixa Pombalina e terminar no Bairro Alto. 

Ao final do dia, apaixona pelo incrível por do sol com que nos brinda para início de um jantar a dois e pela imensidão de luz que abraça toda a sala. Regressar a um local onde já fomos muito felizes é sempre um prazer.

O Varanda de Lisboa passou recentemente por um processo de total renovação pelo que o fomos encontrar de cara lavada, com uma decoração elegante, mantendo uma linha de conforto, reforçando o carisma e identidade do espaço e reforçando a condição de detentor de um ambiente único e diferenciado, refletindo o melhor da vida urbana contemporânea.

À entrada o nosso olhar cai de imediato na garrafeira envidraçada, quase como montra do que de melhor de pode ali beber, seguindo-se o bar de serviço, ao centro, quase como dando as boas-vindas a quem espera por lugar. Linhas sóbrias, metais dourados, sofisticação e ambiente que envolve ao invés de nos tratar como intrusos.

Na mesa um couvert simples, mas que fala português e cheio de sabor. Pão de alfarroba, pão de centeio e pão branco, azeite virgem extra, azeitona britada e manteiga de chouriço alentejano. O pão brinca com todos sem excepção sem tropelias. 
A cozinha de sala é uma das novas apostas propostas, pelo que nada melhor do que começar pelo já  icónico Bife Tártaro de Novilho "à Varanda de Lisboa" para testar o conceito e confirmar que a peça está bem oleada, sendo tudo feito à nossa frente, com interacção em momentos de decisão a gosto e fazendo crescer a água na boca até o prato estar ao nosso lado.  

A dose é generosa e as tostas, de crocância deliciosa, são perfeitas no acompanhamento. Perfeito para entrada partilhada enquanto aguardamos pelos pratos principais. Entretanto, o final do dia aproxima-se do momento principal e as cores criadas no céu e nos edifícios lisboetas pelo por-do-sol criam o ambiente de sossego interior e predisposição ideal para desfrutar do prato e da experiência. Perfeito! 

O fiel amigo juntou-se a nós com o Bacalhau Lascado com Picadinho de Tomate, Azeitonas e Ovo Estrelado. O bacalhau chega um pouco escondido pelo ovo, mas não desilude em confecção e sabor. Lascas bem definidas, textura no ponto, sem estar seco ou com o sal fora de pé. As camadas provam-se juntas, a harmonia acontece em pleno. Seguro e de conforto. 

O prato de carne também trouxe o ovo estrelado à mesa. Mais uma vez, gema n ponto que foi pedido. A aposta foi novamente num clássico lisboeta e bem português. O Bife da Vazia à Portuguesa com ovo Estrelado a cavalo com aquele molho sedutor que pede desde logo o regresso do pão à contenda.  
Terminamos os pratos quentes com a certeza de que mais do que o plano estético, existe o plano do sabor e da gastronomia portuguesa muito bem interpretada. 

O momento doce foi partilhado por duas viagens sensoriais distintas. A primeira, o Creme Brûlée de Baunilha com Frutos Vermelhos, foi um verdadeiro regresso ao passado e às primeiras visitas ao Varanda de Lisboa de outros tempos. Com expectativas elevadas, fez-se silêncio e provamos. Apesar de não ser exactamente o mesmo doce, este é sem dúvida um creme brûlée dos melhores que comemos nos últimos tempos.
De seguida, o Nosso Pastel de Nata "Armado em Bom", surpreende pelo jogo notável de texturas e temperaturas, ao mesmo tempo que o sabor nos encaminha os sentidos para o tradicional Pastel de Nata. Conclusão, não é só "armado em bom", é mesmo bom.
 
_________________________________________________________________________________
VARANDA DE LISBOA PANORAMIC RESTAURANT

Tipo de Cozinha: Clássica, Portugal, França e Espanha
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Sim
Estacionamento: Parque Privado (Hotel) / Parque Público (Pago)
Preço médio sem bebidas: 40€ à carta / Menu Executivo 24€
Horários: Segunda-feira a Domingo. Almoço das 12:30h às 15:00h e Jantar das 19:00h às 22:30h
 
Morada: Hotel Mundial
              Praça Martim Moniz, Nº 2
              1100-341 LISBOA
         
Telefone:  +351 218 842 000

Sem comentários:

Enviar um comentário