MOSCATEL GALEGO BRANCO
ADEGA COOPERATIVA DE FAVAIOS, CRL
17,5
A casta Moscatel Galego Branco dá vida a este colheita tardia, apenas produzido em anos de excepcional qualidade, revelando mais uma cara, que desconhecia, de uma casta verdadeiramente nobre e com uma capacidade de expressão a vários níveis notável.
O dia da colheira foi especialmente tardio, a 16 de dezembro de 2019. O que revela, desde logo, uma maturação e desidratação longa e gradual das uvas na vinha, com o desenvolvimento do fungo Botrytis Cinerea (podridão nobre), mas em condições climatéricas específicas - humidade outonal seguida de semanas frias e soalheiras –, favoráveis a este tipo de podridão, que beneficia a concentração dos açúcares e dos ácidos naturais, além de gerar compostos aromáticos complexos e elegantes.
Resulta num conjunto de perfil doce, denso, com a componente cítrica a garantir equilíbrio e elegância, revelando grande amplitude no plano de harmonização com comida, em especial em ligações por contraste como com queijos, um São Jorge DOP 24 meses, ou com umas iscas de cebolada ligeiramente caramelizada.
Cor amarelo, tonalidade âmbar jovem, reflexos dourados, aspecto límpido e cativante. Exuberante de aromas, fruta amarela passa, alperce, damasco, notas de manga, tangerina, laranja cristalizada, perfumado floral, mel, concentrado, embora mantendo a elegância e frescura necessárias. Boca com textura mais densa, untuosa, aveludada, com notas de laranja, acidez vibrante, muito citrino, fisálias, melado, doce marcado, num jogo de equilíbrio com a sua acidez, enamora o palato, prazeroso, com longo término de boca e em modo de convite a continuar a experiência.

Sem comentários:
Enviar um comentário