Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Quinta das Carvalhas 80 Year Old Tawny Port The Impressionist | A Arte Também Se Engarrafa

A fundação da Real Companhia Velha, a mais antiga empresa portuguesa, comemora este ano 269 anos de atividade ininterrupta e celebrou a bonita data com o lançamento de dois vinhos do Porto antigos, ambos com origem no terroir único da Quinta das Carvalhas. O foco das luzes cai na estreia do Quinta das Carvalhas Porto Tawny 80 Anos, sob a designação The Impressionist, e do segundo lote do 50 Anos, o Quinta das Carvalhas Porto Tawny 50 Anos, agora com a designação Edition 225 – número que alude à 2.º edição. 
 
Vinhos do Porto verdadeiramente singulares e extraordinários, criados por Pedro Silva Reis, presidente e mestre provador da Real Companhia Velha, à qual se dedica há mais de 40 anos, em estreita colaboração com o seu filho mais novo e pupilo, Tiago Silva Reis, na empresa desde 2022 e que recentemente se iniciou na arte do Vinho do Porto. Mestre e pupilo, apresentaram as novidades, unidos na criação de vinhos com intuição e sabedoria e que seguem o estilo muito próprio da Real Companhia Velha, como afirma Pedro Silva Reis: “Velhice com agradabilidade. Procuramos o carácter da idade, mas com jovialidade e elegância.” 
 
Limitada a apenas 695 garrafas, a primeira edição da Coleção Quinta das Carvalhas Porto Tawny 80 Anos é elaborada a partir de vinhos do Porto que remontam ao final do século XIX e início do século XX. Denominada The Impressionist, esta edição inspira-se na analogia entre as características deste movimento artístico e a extraordinária profundidade e contraste que largas décadas de envelhecimento em cascos de carvalho proporcionam ao Vinho do Porto.
A Coleção Quinta das Carvalhas Porto Tawny 50 Anos reflete uma série de edições limitadas, cada uma criada a partir de vinhos do Porto excecionais, envelhecidos em madeira e selecionados pela sua qualidade, carácter e individualidade. Cada edição apresenta uma seleção distinta de Vinhos do Porto, produzida em quantidades limitadas e nunca repetida. 

QUINTA DAS CARVALHAS 80 YEAR OLD TAWNY PORT - THE IMPRESSIONIST | PORTO | 20% | PVP 1200€
BLEND CASTAS DO DOURO
REAL COMPANHIA VELHA, SA
20
Cor âmbar definida, predominando as nuances esverdeadas, luminoso, límpido e cativante. No plano aromático revela-se num patamar elevado de elegância e harmonia das partes, mostrando notas de frutos secos levemente torrados, creme de leite queimado, casca de laranja desidratada, figo em calda, acompanhando as notas especiadas, exóticas, ligeiro verniz, frescura imensa. Dimensão de boca impressionante, cheio e complexo, textura sedosa, aveludada, de doçura harmoniosa e profunda, de mãos dadas com uma acidez vibrante, revelando um braço de ferro equilibrado entre as notas de maior concentração e exuberância em oposição ao registo elegante e prazeroso, empurrando a continuar, terminando longo, profundo e fantástico.

QUINTA DAS CARVALHAS EDITION 225 50 YEAR OLD TAWNY PORT | PORTO | 20% | PVP 325€
BLEND CASTAS DO DOURO
REAL COMPANHIA VELHA, SA
19,5
Cor âmbar jovem, com nuance ligeiramente avermelhada, reflexos esverdeados, aspecto límpido e atrativo. Elegância e finesse de aromas, intenso, com a fruta passa mais evidente, alperce e damasco, casca de laranja desidratada, interligada com notas de verniz e frescura cítrica, presença de casco com idade avinhado, algum fruto seco torrado, componente especiada, rico, complexo e desafiante. Na prova de boca repisa o registo de elegância e frescura natural, não deixando de mostrar estrutura e volume, textura macia, aveludada, com doce muito bem medido e voltando à componente especiada e aos sabores a fruto seco, agora com menos fruta passa, com camadas e camadas de sabor, num perfil de elevada agradabilidade a beber, viciante, de término longo e persistente.

Com séculos de história, mas inquieta por natureza e com participação activa das novas gerações, a Real Companhia Velha inova e é pioneira nesta política de lançar edições limitadas e distintas nas categorias de vinhos do Porto Tawny acima de 40 anos – ou seja, 50 e 80 anos –, por assumir que são lotes irrepetíveis pela raridade das suas componentes, com origem no vasto espólio de vinhos do Porto velhos da Quinta das Carvalhas, envelhecidos em Vila Nova de Gaia.

Sem comentários:

Enviar um comentário