VIOSINHO
ADEGAMÃE - SOCIEDADE AGRÍCOLA, LDA
17,5
Regressar, colheita após colheita, a este Viosinho nascido na região de Lisboa e com a marca do Atlântico no seu perfil, ajuda a compreender como esta casta, sobretudo presente e associada às regiões do Douro e de Trás-os-Montes, se expressa de forma única e igualmente extraordinária num terroir tão diferente do seu berço natural.
Permite-se à boa guarda por alguns anos na garrafeira e será óptima escolha na ligação a pratos de peixe com alguma complexidade. Junte-lhe um bacalhau à lagareiro ou mesmo umas caras de bacalhau e disfrute de um casamento onde prato e copo se complementam verdadeiramente.
Cor amarelo citrino, com nuances e reflexos esverdeados, aberto, aspecto límpido e jovem. Entusiasma, no primeiro contacto, no plano aromático, mais recatado a início, mais conversador passado o momento da vergonha, fruta de pomar madura, maça verde, ameixa amarela, melão verde, pincelada floral e vertente salina evidente, pedra lascada, sílex, perfil desafiador. Boca vivaz, acidez bem vincada, vibrante, com prolongamento e tensão, revelando algum volume e cremosidade, com a fruta sempre a acompanhar, com sabor, num conjunto pleno de equilíbrio e com um final de boca longo, preciso e viciante.

Sem comentários:
Enviar um comentário