Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Krohn Porto Vintage 2022

KROHN PORTO VINTAGE 2022 | PORTO | 21% | PVP  80€
FIELD BLEND, TOURIGA NACIONAL, TINTO CÃO, TINTA RORIZ, TOURIGA FRANCESA, TINTA BARROCA, TINTA AMARELA
QUINTA AND VINEYARD BOTTLERS VINHOS, SA
18,5

A Krohn, icónica marca de Vinho do Porto que nos habituou pela excelência dos seus Vintage e principalmente pelos seus Colheitas, renasce agora pelas mãos da Winstone, com a apresentação de um Vintage de cara lavada, com nova uma imagem que nos remete para os anos 70, com a indicação geográfica de onde das vinhas e um pequeno resumo acerca do clima desse ano. 
O Krohn Porto Vintage 2022 vem marcar o 160º aniversário da marca, fundada em 1865 por dois jovens primos noruegueses, Theodor Wiese e Dankert Krohn, então como Wiese & Krohn, e celebra as origens a pensar no futuro.
Marcada por condições climáticas extremas, a vindima de 2022 na Região Demarcada do Douro foi antecedida por meses dos mais quentes e secos já registados, com temperaturas que atingiram recordes históricos (47°C no Pinhão, em julho). A colheita foi, assim, antecipada para finais de agosto, tornando-se numa das mais precoces de sempre. Estas condições ditaram a produção de vinho de excecional qualidade, com as características necessárias para ser declarado Vintage pela equipa de enologia da WineStone. Sem dúvida um Vintage jovem, mas prazeroso pela forma como nos embala os sentidos, num registo de grande elegância, equilíbrio e frescura e que merece a devida atenção quando à mesa, com o clássico receituário à base de chocolate e frutos vermelhos.
Cor retinta, concentrada e opaca, tonalidade púrpura evidente, auréola violácea, límpido e jovem. No nariz revela toda a sua riqueza e complexidade, enquanto nos oferece elegância, com a fruta vermelha e preta maduras bem presentes, fruto silvestre, amora, cereja, cassis e ameixa, acompanhada por floral bem medido, violeta e alguma esteva, notas especiadas e balsâmico fino, aguardente integrada, pitada de pimenta rosa e noz-moscada a envolver as notas de cacau. Na prova de boca recebemos de forma expressiva, com estrutura e volume assentes na sua textura macia e aveludada, acidez no ponto e elegância notável, revelando-se ainda de tanino musculado, mas de bem com o conjunto e com um final de boca longo e interminável.

Sem comentários:

Enviar um comentário