segunda-feira, 13 de maio de 2024

Muito Mais Que Simples Maquete

projecto Produções Anónimas, que de anónimas começa cada vez a ter menos, dedica-se a fazer nascer Vinho de Talha com o nome de Maquete Barro, convencendo quem os bebe e  mostrando serem bem mais do que simples maquete. 
Jovens enólogos e amigos de longa data, Nuno Duarte e João Ramos, explorando vinhas na Amareleja e em Montemor-o-Novo, seguem um processo milenar de fazer vinho, vincado em terras do Alentejo, em modo biológico e aliada à dose pessoal de cada um deles.
O resultado são vinhos muito bem desenhados e com expressão da talha autêntica e saudável, gastronómicos, de sentido directo ao receituário típico de uma região, mostrando a elegância e alegria própria de um vinho de partilha. Que bela forma de me cruzar com a colheita de 2022 à mesa de um lugar de bem comer e beber.
 
MAQUETE BARRO 2022 BRANCO | IVV | 12,5% | PVP  23€
ROUPEIRO, PERRUM, DIAGALVES, BLEND DA VINHA
PRODUÇÕES ANÓNIMAS
17
Cor amarelo de tonalidade alaranjada, aberto, luminoso e de aspecto límpido. Plano aromático rico e complexo, com notas de fruta branca madura bem ligadas com algum vegetal seco, apontamento de fruto seco, terroso e oxidado típico deste tipo de vinho na medida certa, pitada de casca de laranja, elegante e fresco. Revela bom volume de boca, com textura macia, embora mordiscável, seco, salivante, ligeiro grão, gastronómico, viciante, com término de boca longo. 

MAQUETE BARRO 2022 TINTO | IVV | 13% | PVP  23€
MORETO, TOURIGA NACIONAL, ALICANTE BOUSCHET
PRODUÇÕES ANÓNIMAS
17,5
Cor vermelho rubi de média concentração, auréola brilhante, aspecto límpido e jovem. No nariz mostra-se a fruta vermelha madura, nítida e bonita, bem ladeada por leve vegetal aromático, hortícola, aliado ao barro, à sua frescura, com notas de cântaro com água, que elegância. Na prova de boca não foge ao esperado, continuando a mostrar a elegância e frescura de perfil já encontradas no plano olfativo, de leveza aparente, acidez bem marcada, tensão e nervo, a fruta sumarenta e distinta, conquistando com um terroso ao de leve, marca do barro, final de boca longo e persistente.   

Sem comentários:

Enviar um comentário