TOURIGA NACIONAL, TINTO CÃO, TINTA FRANCISCA, TINTA AMARELA, SOUSÃO, TINTA RORIZ, OUTRAS
NIEPOORT VINHOS, SA
19
A Niepoort continua a saber criar Portos Vintage na linha do seu perfil mais tradicional, num cuidadoso balanço entre concentração e finesse, elegância e equilíbrio imenso. O 2022 está evidentemente jovem, com a fruta em destaque, cor cerrada, ainda nos pinta o copo, mas não devemos ter receio de beber um Porto Vintage jovem, sendo a oportunidade de o conhecer e, quando mais tarde voltarmos a ele, o reconhecer com a impressão da passagem do tempo.
Quando o fazemos chegar à mesa há quem prefira escolher a ligação, mais óbvia e clássica, da sobremesa com chocolate e frutos silvestre vermelhos ou pretos. Aqui por casa a preferência recai no casamento com queijos fortes, o nacional Serra da Estrela ou os famosos queijos azuis como um maravilhoso Stilton.
Cor retinta, concentrada, tonalidade violácea carregada, auréola arroxeada, límpido e jovem. Plano aromático rico e complexo, ao mesmo tempo revelador de grande delicadeza e finesse, elegância e sofisticação, com a fruta preta madura bonita, cereja, ameixa e muita amora, perfumado de violeta bem medido, ligeiro químico, cacau, especiaria, alcaçuz, pimenta rosa, componente fresca envolvente. Na boca segue no mesmo registo de elegância e equilíbrio perceptíveis no nariz, com volume e estrutura, denso, embora com acidez vivaz, secura fina, com um travo quase que picante, textura macia e untuosa, doce em harmonia, parece crescer a cada momento, num sem fim de camadas e com término de boca imparável.

Sem comentários:
Enviar um comentário