MERLOT, RIESLING
NÓMADA WINES / OSÓRIO & GONÇALVES, SA
17,5
Os vinhos Nómada, assim em jeito de introdução, e para quem ainda não teve a oportunidade de se cruzar com eles, é um projecto recente de dois amigos, Manuel Júdice e Sebastião Mota Veiga, que tem por objectivo a produção de vinhos que representem fidedignamente as castas, o terroir e as práticas e particulares de cada região.
Acontecem com poiso errante, sem morada fixa de vinho para vinho, em parceria com produtores locais, numa aventura em busca de algo único e exclusivo. A primeira aventura, na Ilha do Pico – Açores-, em colaboração com a Pico Wines e com o Enólogo Bernardo Cabral, deu origem ao Nómada do Atlântico, um DO Pico de 2022 feito a partir da casta Arinto dos Açores, que, infelizmente, não tive oportunidade de conhecer.
No entanto, a segunda e mais recente pegada deste projecto aconteceu aqui bem perto de mim, num terroir único em que Serra e Mar se juntam num abraço de conforto e de partilha. Em Sintra, em parceria com a Infinitude Wines e com o Enólogo João Correia Lino, nasce um vinho verdadeiramente singular: o Nómada Ancestral, um palhete da colheita de 2024, baixa intervenção, que nasce da co-fermentação espontânea das castas Merlot e Riesling, revelando todo o carácter único da região e sendo expressão das castas que lhe dão vida.
Procura companhia à mesa, comida com alguma complexidade e gordurinha, uma sardinha assada ou uns secretos de porco ibérico. São apenas 600 garrafas. É desfrutar.
Cor vermelho com reflexos ligeiramente acobreados, aberto e com pouco concentração, luminoso, aspecto límpido e atraente. Mostra-se elegante e puro no nariz, muito delicado na forma como expressa a fruta vermelha num enlace feliz com as notas citrinas e florais bem medidas, pitada vegetal e um peso salino a envolver o conjunto. Na prova de boca mantém o registo de finesse, médio volume, acidez bem marcada, que nos seca o palato, ligeiro grão, num assomo mais rústico, continuando a mostrar a fruta fresca e incorporando as notas de mar, muito afinado e com final de boca longo e elegante.

Sem comentários:
Enviar um comentário