ALFROCHEIRO
RAVASQUEIRA VINHOS, SA
17,5
Regresso a um dos melhores espumantes nacionais, nascido no Alentejo, feito apenas a partir da casta Alfrocheiro que aqui parece mostrar um novo patamar de excelência e contando nove anos após a colheita que lhe deu origem. Não é engaano. Estamos em 2024 e este 2015 tem poucos meses de prateleira. Magnífico!
Destaco-lhe a elegância e finesse com que se apresenta, quer de aromas que na prova de boca, a que se junta a nota de complexidade dada pelo tempo, cremosidade, acidez fina e equílibrio notável. Embora não fuja a bebê-lo no inicio de refeição ou a solo, sem dúvida que me dará muito mais prazer se me aventurar pela refeição a dentro. Um tataki de atum, um arroz caldoso de peixe e marisco ou um cheesecake de morango no final da refeição.
Cor salmão acobreado aberto, límpido, bolha muito fina e cordão persistente. Revela-se elegante de aromas, fruta de pomar, maça em destaque, algum citrino e fruta vermelha, notas de pastelaria, biscoto de manteiga, leve fruto seco tostado, perfil afinado e complexo. Na boca enche o palato com uma mousse cremosa, suave e leve, bolha arejada, acidez crocante, a secar o palato, terminando longo e num registo de pura elegância.
Sem comentários:
Enviar um comentário