segunda-feira, 16 de junho de 2025

Defio x Carlos Raposo Vinhas Velhas 2023 Branco

DEFIO X CARLOS RAPOSO VINHAS VELHAS 2023 BRANCO | DÃO | 13% | PVP  47€
VINHAS VELHAS
DEFIO WINES E CARLOS RAPOSO VINHOS UNIPESSOAL, LDA
18

Posso afirmar, sem qualquer dúvida, que este é a garrafa de vinho com o rótulo mais estranho que alguma vez me terá passado pelas mãos, todavia, ao mesmo tempo, é capaz de ser a ideia mais original e irreverente de se homenagear um produto tão nosso, como é o Burel. O rótulo foi produzido à mão com lã de ovelhas de raças autóctones da Serra da Estrela, é à prova de água e tem o seu design pensado e personalizado pela empresa portuguesa de design a Burel Factory. 
O vinho tem ainda mais uma história para contar. Fala de amizade. Num primeiro patamar, entre Sara Matos e Ana Sofia Oliveira, e logo no seguinte, de ambas com produtores e viticultores de várias regiões do País que foram conhecendo e, neste caso particular, com Carlos Raposo. A vinha velha com mais de 70 anos na sub-região de Terras de Senhorim, no Dão, um blend de mais de 15 castas brancas portuguesas, vinificadas em conjunto e sem desengace, e com fermentação e estágio numa cuba de betão de 1000 litros. No nosso copo cai um vinho de extrema delicadeza e precisão, mostrando-se o terroir, o lado mais floral, acidez que nos acende o palato e a fruta bonita sem máscaras. Sugere-se a ostra da ria formosa como ligação natural, pela finesse, pelo salino e pelo prazer que esta ligação nos dá.
Cor amarelo citrino com reflexos esverdeados, luminoso e brilhante, aspecto límpido e jovem. Nariz delicado e fino, com as notas de fruta de pomar e citrina madura, em pleno enlace com pincelada floral e despertador salino, pedregoso, fresco e desafiante. Elegante e fino na prova de boca, com bem medida untuosidade e largura, revela-se macio de textura, vibrante de acidez, com secura bem-vinda, a chamar por comida, num registo muito preciso e com a fruta a mostrar-se sem máscaras, bonita, num conjunto harmonioso, com término de boca longo e persistente.

Sem comentários:

Enviar um comentário