sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Akla - A Mesa do Chef Eddy Melo Com Inspiração e Ousadia Criativa

 
A nova carta do Akla é resultado de um momento de inspiração e ousadia criativa do Chef Eddy Melo na qual se propõe dar corpo às suas memórias em pratos plenos de emoção. Uma viagem sensorial gastronómica que aposta e respeita a qualidade do produto, dando palco ao sabor, acompanhando com a estética e beleza da composição

No lobby do InterContinental Lisbon, quase como passando despercebido, encontramos o restaurante Akla que, no primeiro contacto, nos surpreende pela amplitude do espaço, design moderno, disposição das mesas que permitem lugares de conforto e uma decoração elegante, com painéis de azulejo que nos transportam para um ambiente tipicamente português. 
 
Do nosso lado direito, dados os primeiros passos após a entrada, uma magnífica mesa com vista e posição priveligiada para uma estação de cozinha, chama a atenção. A Mesa do Chef. Será aqui que vamos desfrutar de uma combinação gastronómica entre os sabores locais e as experiências internacionais do Chef Eddy Melo, num conceito de partilha de sabores e momentos.
 
Nascido nos Açores, o Chef Eddy Melo fez o seu percurso profissional entre o Canadá, os Estados Unidos e a Jamaica, intercalado com passagens pela Europa. 
O desafio estava lançado e foi prontamente aceite. Conhecer um conceito repleto de boa comida, com pratos típicos portugueses, pensados de forma única e aproveitando o know-how de quem já correu o mundo pela gastronomia.

A experiência inicia-se com um couvert simples, mas sublime em texturas e sabores que nos servem de alerta para os restantes momentos. Dele fazem parte uma selecção de pão e de manteigas composto por Pão Integral, Broa de Milho e Açafrão com Noz, uma viciante Focaccia com Pecorino Trufado, Creme de Queijo S. Jorge 36 meses, Húmus de Abóbora e Manteiga da Britânia com Natas Maturadas. Simplicidade com inovação. 

Seguiram-se as entradas, em modo de espevita palatos, nas quais a ousadia criativa do Chef e a suas vivências passadas começam a marcar o andamento. O Aveludado de Pastinaca com Leite de Ervilha e Azeite DOP Monsaraz impressiona pela delicadeza de sabores aliada à cremosidade envolvente da pastinaca. O Azeite DOP Monsaraz imprime a sua assinatura pela subtileza e frescura que aporta ao prato. Ideal para os primeiros passos.

Viragem em sentido completamente diferente nas entradas seguintes. O Croquete de Camarão de Moçambique Selvagem, Esfera de Trufa, Coulis de Pimenta da Terra e Azeite DOP Monsaraz abraçou sabores mais ousados e intensos. Fomos a Moçambique e passamos pelos Açores, num verdadeiro Mar e Terra que nos fez sorrir de imediato.
Perdemo-nos pelos sabores Açoreanos no Atum dos Açores, Batata Doce, Espinafres, Pimenta da Terra e Cebola de Curtume. Uma paragem completa no Arquipélago a trazer tantas e boas memórias.  
 

Passamos aos pratos principais. Aqui fomos descobrir as carnes, onde a matéria prima é escolhida ao pormenor, onde a tradição é reinventada e a confeção aprimorada. Do Frango Label Rouge às Costoletas de Porco Preto e às Costeletas de Borrego da Irlanda, passando pelo irresistível T-Bone Steak com 50 dias de maturação, tudo grelhado no Josper, que confere aquele toque fumado inconfundível e delicioso. 

O difícil é escolher qual o preferido, embora as Costeletas de Borrego da Irlanda nos tenham feito fechar os olhos por alguns segundos, desacelerando o batimento cardíaco e fazendo-nos desfrutar do momento de forma muito sôfrega e íntima. Por outro lado, O Frango Label Rouge impressiona pela forma como mantém os sucos essenciais para que não se torne seco e garantindo sabor perfeito. 
Nas Costeletas de Porco Preto foi possível confirmar que a qualidade da carne associado ao fumado do Jorper são casamento perfeito. Há pratos que inspiram, aromas que se revelam e surpresas cativantes no que julgávamos ser menos diferenciador e afinal se mostra singular e único.
 
Obrigatório falar ainda do T-Bone Steak com 50 dias de maturação que tão bem foi tratado enquanto passou pelo Josper. Ponto irrepreensível. Textura, suculência e sabor. Verdadeiramente fechar com chave dourada. Nota para os caramelizados da gordura, temperados pelos sucos da peça e subtil pedra de sal. Magnífico.
Nas guarnições destaque par ao Carolo de Milho Amarelo, Leite de Cabra e Queijo da Ilha 36 meses, os Cogumelos Marron Salteados com Manteiga e Salsa e os Bimis Salteados em Azeite e Alho com Parmesão.  

Para adoçar o menu, as sobremesas do Akla parecem saídas de um devaneio artístico do Chef, quer do ponto de vista visual, como de texturas e sabores. Tal como na Arte o conjunto faz todo o sentido e facilmente acabamos por admirá-las.
A Pedra Proibida, um dos tesouros gastronómicos desta nova carta, encanta visualmente e no paladar surpreende, numa combinação de Mousse de Abacate e Grand Marnier, Cereja Amarena, Pistáchio, Lima e Gel Branco. 
Já o Yellow Velvet, que nos hipnotiza desde o momento em que chega à mesa com o seu aspeto aveludado, resulta num verdadeiro must taste, sendo uma simbiose de Mousseline de Mirtilo, Ganache de Pistáchio, Ganache de Manga e Maracujá, Biscoito de Pistáchio e Spray Velvet.
 
Quando cada prato é uma obra de arte gastronómica que apela a todos os sentidos, fica difícil resistir às mais recentes criações do Chef Eddy Melo. Mais do que uma refeição, esta nova carta convida a saborear tempo e beleza, num ambiente elegante, acolhedor e com o selo de qualidade que o InterContinental Lisbon preserva em cada detalhe.
 
_________________________________________________________________________________
AKLA

Tipo de Cozinha: Portugal e Internacional
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Sim
Estacionamento: Parque Privado (Hotel) / Parque Público (Pago)
Preço médio sem bebidas: 60€ à carta / 68€ Mesa do Chef 
Horários: Segunda-feira a Domingo. Almoço das 12:00h às 15:00h e Jantar das 19:00h às 22:30h
 
Morada: Hotel InterContinental Lisbon
              Rua Castilho, Nº 149
              1070-050 LISBOA
         
Telefone:  +351 213 818 700
Endereço Eletrónico: akla.restaurant@ihg.com

Sem comentários:

Enviar um comentário