MOSCATEL
AZ. AGR. TERRE DA VINO - VITE COLTE
16,5
Um vinho branco doce feito 100% a partir da casta moscatel e num estilo muito tradicional em Itália denominado de Passito. O nome, que deriva do italiano appassire, que significa murchar ou secar, não faz segredos acerca do processo de vinificação utilizado, conhecido como appassimento, e que resulta em vinhos normalmente doces, encorpados e com alguma complexidade.
Embora seja considerado muitas vezes como ideal para ser apreciado sozinho, o Passito é também completo à mesa com sobremesas à base de frutos secos, queijos azuis ou curados e mesmo de uma iscas com cebola caramelizada. Servir fresco, mas não gelado.
Sem grandes dificuldades poderão ser encontrados vinhos Passito com origem na Grécia, Malta e mesmo em Portugal como o da Quinta dos Termos, da qual apenas tenho registo ter sido produzido em 2012 e feito 100% a partir da casta verdelho; ou o Casa de Cello Passi, feito a partir das castas loureiro e alvarinho.
Cor amarelo-dourado intenso, luminoso e atrativo, aspecto límpido e jovem. Complexo e exuberante no plano aromático, revelando, desde logo, a sua vertente mais doce, com notas de fruta citrina cristalizada, casca de laranja, componente floral bem medida, pêssego desidratado e mel. Na boca encontramos um registo mais equilibrado, embora com a sensação de doce sempre num nível elevado, bem nivelado pela boa acidez e citrino menos maduro e desidratado, detentor de textura macia, aveludada, mas longe de densa e enjoativa, terminando longo e persistente.

Sem comentários:
Enviar um comentário