segunda-feira, 23 de julho de 2012

Visita è Quinta do Daniel | Valle do Nídeo | Douro

No passado dia 17 de Julho visitei a Quinta do Daniel, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, no Pocinho, mesmo junto à barragem. Um dia de calor assombroso, final da tarde ainda com 42º e o silencio apenas interrompido pelo cantar da cigarra ou pelo correr das águas do Douro. à minha espera Miguel Abrantes, Enólogo da Quinta, levou-me a conhecer todo o complexo e um pouco da história desta quinta no Douro.

O VALLE DO NÍDEO - Douro DOC é parte de um projecto empresarial iniciado em 1941 por Hermínio Augusto Abrantes com a aquisição da Quinta do Daniel, localizada na povoação de Pocinho, Concelho de Vila Nova de Foz Côa, Sub-região do Douro Superior, propriedade referenciada desde o ano de 1893.

Ao longo de três gerações foram sendo sucessivamente adquiridas novas propriedades pelo que actualmente também fazem parte deste projecto a QUINTA DE AZINHATE (Vila Nova de Foz Côa), a QUINTA DA MOURA (Pinhão), a QUINTA DE FONTELLAS (Pinhão), a QUINTA DA VERGEIRA (Pocinho), QUINTA DA VEIGA (Pocinho), num total de cerca de 140 Ha de vinhas.
Após setenta anos de actividade dedicada exclusivamente à produção de uvas destinadas ao fabrico de Vinho do Porto foi editado em 2003 o primeiro vinho de mesa com marca própria - o VALLE DO NÍDEO - Superior - 2001 Tinto, por iniciativa do enólogo Miguel Abrantes, neto do fundador e já aqui provado.
Desde então foram sendo progressivamente criados o VALLE DO NÍDEO - Branco, VALLE DO NÍDEO Rosé, e o VALLE DO NÍDEO - Branco Sauvignon e Viosinho.
O portfolio de produtos é complementado com uma marca designada por QUINTA DE AZINHATE - Reserva Tinto e Branco, vinhos posicionados no segmento Premium, vinificados de acordo com os métodos de fabrico tradicionais e pela marca Galharda, Branco e Tinto, vinhos destinado a um segmento de consumo corrente. 

Em breve será possível visitar e conhecer as vinhas, assim como já é possível neste momento e, desde que com marcação prévia, conhecer as instalações de produção de vinhos da QUINTA DANIEL, incluindo a Adega, Lagares, Armazéns, Sala de Barricas, Enchimento e Rotulagem, onde são produzidos e engarrafados vinhos de mesa Douro DOC e Regional Duriense sob orientação técnica do enólogo da casa. A sala de provas é magnifica e fresca.

2 comentários:

  1. Gostei de saborear o vosso vinho Valle do Nideo- Tinto Reserva 2010.
    Muito Bom. Parabéns.
    Isabel Barros Santos

    ResponderEliminar
  2. O quinta daniel doc 2013 é top dos tops

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails