domingo, 31 de dezembro de 2023

Siza 2009 Tinto

SIZA 2009 TINTO | ALENTEJO | 14% | PVP 56€
ALICANTE BOUSCHET
ADEGA MAYOR SOCIEDADE VITIVINÍCOLA, AGRÍCOLA E ENOTURÍSTICA, SA
18

O Comendador Rui Nabeiro, que infelizmente vimos partir este ano (1931-2023), foi um Homem que me habituei a admirar desde cedo, não pela Adega Mayor ou pela Delta, marcas que todos saberão identificar, mas pelo Homem Humano que foi e que me mostrou ser assim sempre que com ele me cruzei.
Antes de o conhecer pela sua entrada no mundo do vinho, cruzei-me com o seu trabalho e personalidade por outra das minhas paixões, o café e os pacotinhos de açúcar, que coleciono muito por sua "culpa", confesso que sempre o escutei com atenção e respeito.  
Em ano da sua partida não poderia deixar de abrir esta garrafa, homenagem à ligação da Adega Mayor com o arquitecto Siza Vieira, que desenvolveu a primeira Adega de autor para o produtor Alentejano.
Alicante Bouschet, pois então, e uma garrafa distinta para um momento único. O vinho, em grande forma, merecia continuar a descansar por mais uns anos, cheio de vida, fruta bonita e expressão da casta. 
Cor vermelho de tonalidade granada profunda, ainda concentrado e mostrando leve passagem do tempo, aspecto límpido. No nariz, a fruta preta madura continua a marcar o inicio da viagem, num casamento feliz e maduro com as notas de estágio em barrica, realçando o cacau, as notas fumadas e a componente especiada que está num momento especial. Rico, complexo e desafiante. Na boca continua a mostrar os predicados anteriores de complexiadade e riqueza de perfil, cheio, com estrutura, textura macia, aveludada, muito bem balanceada com acidez bem medida, persistente, voltamos à fruta bonita, ao cacau e agora às notas de café mais proeminentes, tanino robusto, polido, mas presente, conjunto harmonioso, com final longo e duradouro.

Sem comentários:

Enviar um comentário