ALVARINHO
CARLOS CODESSO
16,5
O espumante natural Pet-Nat (abreviatura de Péttilant Naturel) passa por um processo de fermentação conduzido de forma natural, como nos primórdios da criação do espumante, no qual sofre a menor intervenção possível e sem qualquer tipo de adições.
Em oposição aos espumantes tradicionais, o Pet-Nat não tem adição de sulfitos e de conservantes, assim como não passa pelo processo de filtragem, do chamado "dégorgement" ou adição de açúcar. A fermentação é concluída na garrafa, vedada com uma cápsula metálica e é com essa cápsula que chega ao consumidor.
Deste modo, não há que estranhar a carica em vez da rolha e o visual turvo que a mais recente aposta e ousadia deste produtor apresenta. Com a fruta cheia de sabor e acidez crocante em destaque é claramente uma escolha para a mesa, tendo sido companhia acertada para um assado no forno.
Cor amarelo pálido, ligeiro turvo, jovem. No nariz aromas a fruto de pomar, caroço, maça e pera revelando na prova de boca espuma fina, ligeira agulha, bem medida, acidez bem marcada, crocante e acídula, cheia de sabor, com a fruta no mesmo sentido das notas aromáticas, num conjunto equilibrado, seco e com longo e persistente final de boca.
Sem comentários:
Enviar um comentário