terça-feira, 12 de maio de 2015

Restaurante Taberna Ó Balcão - Santarém

O Restaurante Taberna Ó Balcão é bem capaz de ser, neste momento, a desculpa mais saborosa para um escapadela até Santarém. Localizado no centro histórico de Santarém vamos encontrar uma antiga taberna, anterior casa de apaixonados pela tauromaquia, remodelada, mas com o mesmo perfil informal e carismático desta região. 

Cada canto e cada pormenor é cuidado e  resulta numa combinação de cor e lugares comuns. Os pratos decorativos, os azulejos, o quadro do menino a chorar, uma pintura na parede restaurada e pintada directamente na parede, a mesa mármore, tudo sublime.
Antes de comer vamos querer andar a bisbilhotar cada cantinho do restaurante. Um verdadeiro entretém para os sentidos. Partilhar as memórias e os sabores tradicionais com cada cliente.

Petiscar será a ordem primária com que a nossa vontade nos puxará até aqui. Mas será mais do que bem petiscar. O Chef Rodrigo Castelo pegou em receitas e comeres tipicos da região e deu-lhe um toque diferente. Cozinha de autor aplicada ao petisco e à cozinha regional sem a descaracterizar, tornando-a deliciosa de ver e de comer.

A Perninha de Codorniz com Redução de Abafado. Viciantes para picar no inicio de refeição e abrir as hostilidades.

O Coelho de Escabeche, que na minha opinião, é um dos pratos a não perder. O impacto de sabor desde a primeira à última garfada é delicioso. O contraste criado com a maçã resulta e a procura por um pedaço de pão para que não se perca pitada deste prato é uma constante.

Sopa de Peixe Rei com Ovas. Delicado e ao mesmo tempo completo. Não me contentava apenas com uma dose apesar da generosa quantidade.

Torricado de Cachaço de Bacalhau. O bacalhau desviado grosseiramente, com tudo a que tem direito num torricado de pão da região. Também este fica na minha lista.

Os Lombos de Fataça com Arroz de Berbigão do Rio marcam também esta minha experiência. Nem sei bem descrever o que gostei mais neste prato. Se o crocante do peixe da tempura do peixe e depois o peixe perfeito no seu interior, se o arroz de Berbigão do Rio cheio de intensidade e de sabor a Berbigão.

Passamos para os pratos de carne também iniciando com uma sopa. Uma tradicional Sopa de Ossos da região que aqui nos leva para outro sitio. Uma verdadeira refeição. Muito parecida com uma sopa da pedra na sua essência, mas com diferenças que justificam a sua escolha.

Continuando na carne, A Lombeta de Novilho com Redução dos seus Sucos em Mostarda Matizada e Batata Doce bilhou de seguida. Embora não seja um amante incondicional da Batata Doce, a ligação à lombeta funciona e a carne é tenra como manteiga.

No último prato de carne o por mim aguardado Ensopado de Borrego à Ribatejana com Manjericão e Tomate Fresco. Tirava-lhe, por ventura, o tomate fresco e repetia dose e doses. Há muito quem não goste de borrego... mais fica!

Para terminar,  um sobremesa diferente e ao mesmo tempo tão ribatejana. Um Triptico composto por Gelado Ó Balcão -Gelado de Melão com molho de pimentão-, Arrepidado de Almoster e Celeste.

Uma experiência a repetir para poder conhecer as restantes delicias de uma carta rica, com bons preços e uma lista de vinhos também ela muito interessante para este conceito.
_____________________________________
RESTAURANTE TABERNA Ó BALCÃO
Tipo de Cozinha: Petiscos, Regional, Cozinha de Autor
Copos de Vinho Adequados: Sim
Estacionamento: Fácil
Preço Médio Refeição: 20€

Morada: Rua Pedro de Santarém, Nº 73 2000-223 SANTARÉM
Telefone: 243 055 883

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails